Em protesto às imposições do uso da burca pelo talibã, mulheres afegãs estão realizando nas redes sociais a campanha “não toquem nas minhas roupas”. Durante essa semana, fotos foram publicadas em resposta a imagens que circulavam de mulheres utilizando burcas pretas em apoio ao grupo terrorista.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-2
Em uma das fotos postadas durante a campanha, Roxana Bahar Jalali, ex-professora da Universidade Americana do Afeganistão, usava um vestido verde e na legenda escreveu: "Isso é a cultura afegã. Eu estou usando um vestido tradicional do Afeganistão”.
A professora foi apenas uma das centenas de mulheres que se associaram à campanha on-line, contra o uso de burca obrigatório que foi restaurado algumas semanas atrás. A hashtag DoNotTouchMyClothes está sendo comentada desde sábado (12), e já possui adeptas de todo o mundo.
Jalali também falou ao India Times que tais vestes nunca fizeram parte da cultura afegã "Nenhuma mulher jamais se vestiu assim na história do Afeganistão. Isso é totalmente estranho à cultura afegã. Publiquei uma foto minha com o traje tradicional afegão para informar, educar e dissipar a desinformação que está sendo propagada pelos talibãs", declarou.
A hashtag #DoNotTouchMyClothes também está sendo acompanhada por #AfghanistanCulture.