![Morro [de] Santo Antônio](https://sampi.net.br/dir-arquivo-imagem/2021/10/0d238514e43b5f8f33b633b1b7461d6b.jpg)
Caraguatatuba é muito famosa entre turistas de diversos cantos do país, sejam de cidades vizinhas ou do interior mais profundo, você mesmo provavelmente já foi – pelo menos uma vez – até lá, e se não foi, que tal finalmente conhecê-la? A 'Dica OVALE' já trouxe um compilado de 10 praias incríveis para conhecer no município caiçara, porém, queríamos mostrar que Caraguá tem mais a oferecer do que apenas os cenários oceânicos. Topa conhecer pontos além das orlas de areia da cidade?
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre ligado nas notícias mais importantes da RMVale, do Brasil e do mundo - Clique aqui e fique longe das fake news!
Confira uma seleção de 10 lugares (muito além de praias) para conhecer e aproveitar no município do Litoral Norte de São Paulo. Não deixe de comentar seus locais favoritos no 'Facebook' e no 'Instagram' do jornal OVALE. Concorda com a lista? Faltou algo? Deixe sempre sua sugestão nas redes.
A seleção é feita com base em publicações e opiniões profissionais na área de turismo do Litoral Norte e de munícipes de Caraguatatuba, por meio de seleções especializadas e avaliações diretas de frequentadores por meio de comentários públicos no Google Maps e outros sites.
1. Morro Santo Antônio:
Começando a lista com um clássico, temos o Morro Santo Antônio; uma ótima pedida para quem quer se divertir e apreciar uma bela vista de toda a cidade de Caraguatatuba. Com aproximadamente 325 metros de altura, é possível subir o morro de carro ou, se você gosta de mais emoção e um toquezinho de dificuldade, a pé. Algumas pessoas sobem e descem de bicicleta, o que não é muito recomendado, pois o local é bastante íngreme e, sem extrema habilidade, é fácil perder o controle e causar algum acidente.
Aos religiosos, existe, no topo do morro, ao lado da gigantesca imagem de Santo Antônio, um localzinho de madeira para amarrar fitinhas de promessas à santidade, o que fomenta o turismo aos devotos de toda a RMVale.
Se você quer mais um bom motivo para subir o Morro Santo Antônio, lá tem um mirante lindíssimo para tirar fotos e obrigatório para garantir seu biscoito nas redes sociais. As redondezas possuem grade de proteção, com exceção da parte do mirante, o que o faz parecer bastante perigoso, mas fique tranquilo, isso é porque algumas pessoas pulam de asa delta e paraquedas no local.
Falando em pular do morro, você também quer participar dos voos? Lá é possível achar empresas especializadas com os equipamentos necessários e profissionais capacitados. Basta ter dinheiro e [muita] coragem!
2. Pista de salto do Morro Santo Antônio:
Complementando os motivos para sua visita ao Morro Santo Antônio, temos um local "secreto" que pouca gente conhece. Mesmo depois de chegar ao topo do morro, aos pés da imagem, existe uma trilha que leva até outro local, um pouquinho mais distante, que é o local onde, de fato, as pessoas pulam mais de asa delta e paraquedas.
Revitalizado há pouco tempo, o local conta com uma trilha pavimentada, uma travessia fácil e sem grandes complicações. Lá é comum ver pessoas saltando com bastante frequência -- mesmo que você não tenha coragem de participar, é emocionante ver os outros realizando tais ações radicais.
Além disso, o local conta com uma estrutura de madeira suspensa ao chão ótima para observar o pôr do sol e tirar fotos. Não deixe de conferir!
3. Mirante do Anfiteatro:
Localizado no topo do Morro do Camaroeiro, o Anfiteatro de Caraguatatuba tem uma vista de tirar o fôlego. Em questão de beleza, é bem similar ao Morro Santo Antônio, é ótimo para ver as belas águas, praias e vegetação da cidade -- no entanto, você não verá a cidade toda, afinal, este morro é bem menor.
É possível subir de carro, a pé e de bicicleta, porém, como já dito, é recomendável tomar um cuidado redobrado se a última opção for a sua escolha.
Com cerca de 170 vagas para estacionar, o anfiteatro é um ambiente muito família, gostoso para ir com amigos para fazer caminhadas, apreciar a vista ou simplesmente caminhar e ficar de boa pela cidade.
O local é bem perto da praia e do centro da cidade, estes que podem ser seu destino antes ou depois da subida do morro! Diferentemente do Morro Santo Antônio, que é bem grande e você deve planejar algumas horas do seu dia para subir (pelo menos a pé), este é bem tranquilo e você pode completar o trajeto em alguns minutos.
4. Praça do Hippie:
A Praça Diógenes Ribeiro de Lima, mais conhecida com 'Praça do Artesão' ou 'Praça do Hippie' pelos munícipes, é uma feira aberta de artesanato e serviços caseiros no coração do centro de Caraguá. Mais bonita do que nunca, a praça passou por uma revitalização que ficou completa no final do ano de 2020.
Por ter sido reformada recente, e com os agravantes da pandemia, nem todos os quiosques ficam abertos frequentemente. No entanto, já é possível comprar pulseiras, colares, tererês, quadros, pinturas, panos bordados, tapetes, redes e muitos outros tipos de artesanato com conchas, folhas, fibras e etc.
Além disso, como toda boa praça, a Praça do Hippie tem parquinho para crianças, carrinhos de pipoca, iluminação, patrulha eventual da Polícia Militar e, por estar no centro, muitos comércios próximos -- estes que variam entre lojas de roupas, hamburguerias, lanchonetes, sorveterias, discotecas, lojas de praia e o calçadão da cidade.
5. Mirantes da Orla:
Os Mirantes da Orla (isso mesmo, no plural) consistem em vários pequenos pontos de parada em um pequeno morro próximo ao Anfiteatro, no Mirante do Camaroeiro. Extremamente próximo ao mar, o início da subida abre uma bifurcação para uma entrada direta ao mar ou, aos mais aventureiros, uma subida leve e tranquila até os mirantes de madeira - pode ser feita a pé ou de carro.
Com paradas intermediárias completamente panorâmicas, cada "point" é bem sinalizado com nome, placa e informações sobre o local. Ao longo de toda a caminhada, a visão para a Praia do Centro e toda a orla de Caraguatatuba é muito bonita.
Turistas e munícipes avaliam o local - em sites online - como um ótimo ponto para relaxar, caminhar, namorar, sair com amigos e prolongar o passeio no Centro da cidade.
Quer saber de um bônus? No topo da trilha se encontra um estacionamento. Por quê? Quando acabam os mirantes, começa uma pequena trilha entre a vegetação que leva para a Praia da [Pedra da] Freira! Uma praia muito bela, aconchegante e gostosa da região!
Leia também: Dica OVALE: 10 sugestões de praias em Caraguatatuba
6. Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguá:
Também conhecido como 'Horto Florestal' - por conta do endereço -, o Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba surgiu em 1977, quando foi incorporado à junção de Parques Estaduais da Serra do Mar, na época em que o termo foi criado. Antes, desde 1956, o núcleo era categorizado como uma reserva ambiental.
Exuberante por suas paisagens completamente preservadas de Mata Atlântica, o Parque contribui na regulação da qualidade do ar e do clima local e, além disso, todos os rios que abastecem o município de Caraguatatuba (como o Juqueriquerê, Santo Antônio, Mococa e Guaxinduba) passam pelo Parque.
Um destino muito escolhido por escolas para excursões educativas, o lugar transborda fauna, flora e muita história de Caraguá e de toda a preservação ambiental em âmbito nacional. Em avaliações online, a gigantesca maioria recomenda para toda a família e diz que o preço é bem baixo pela qualidade do passeio (em torno de R$ 20).
Com muitas cachoeiras, flores, frutas, animaizinhos e belas formações rochosas, o Parque conta com trilhas maravilhosas como a Trilha do Mirante da Tropa (ou dos Tropeiros), Trilha do Jequitibá e Trilha do Poção -- é necessário agendamento em todas, pois a companhia de um guia é obrigatória.
Para conhecer esse paraíso natural, os interessados devem ir à r. do Horto Florestal, número 1200, bairro Rio do Ouro. Não se esqueça de tirar muitas fotos para registrar o momento!
7. Estátua de Iemanjá:
Considerada a 'Rainha do Mar', Iemanjá possui uma grande estátua na Praia do Centro de Caraguatatuba que fomenta bastante o turismo religioso na região. Devotos se acumulam, principalmente em datas específicas da religião e em fins de ano, para fazerem oferendas aos pés da estátua e atiradas ao mar.
Importante para a inclusão, muitos munícipes e turistas gostam da representação orixá para incentivar o combate à intolerância religiosa com a Umbanda, Candomblé, entre outras. Independentemente da crença, a preservação e significado da estátua para a cidade rende belíssimas fotos.
Próximo ao centro, o ponto é uma ótima pedida para quem pensa em se banhar ou jogar algum esporte na Praia do Centro -- próximo à pista de skate da cidade.
8. MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba:
Você já ouviu falar da Catástrofe de Caraguatatuba? Foi uma tragédia ocorrida em 18 de março de 1967 que ceifou a vida de mais 400 pessoas, isso apenas oficialmente. Perante fortes chuvas, a Serra do Mar começou a ceder e, no fatídico dia, veio à colapso, soterrando a cidade com lama, terra, árvores, troncos e pedras.
Gostaria de saber mais sobre o acontecimento? O MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) recebe exposições que lembram os quase 55 anos da maior tragédia ambiental 'natural' do Brasil. A exposição não é permanente pois outros locais recebem a coleção, a fim de espalhar o conhecimento para todo o país -- se quiser vê-la, entre em contato com os organizadores da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
Além disso, o museu possui outras peças de arte muito recomendáveis para quem vai a Caraguá para explorar o lado histórico, lá você conhecerá mais sobre antiguidades, os primórdios da vida caiçara, detalhes sobre a vegetação local, entre outras curiosidades.
O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, número 72, bem no Centro de Caraguatatuba. A visita é gratuita.
9. Ilha do Tamanduá:
Para quem gosta de curtir um clima oceânico, Caraguá não fica de fora das belas ilhas com a Ilha do Tamanduá. Para chegar até o local, basta uma travessia de cerca de 15 a 20 minutos da Praia de Tabatinga.
De acordo com munícipes, se você for fora da alta temporada e/ou durante a semana, estará diante de um verdadeiro paraíso e refúgio do estresse do dia a dia da cidade. Perigoso! Risco de você não querer mais ir embora!
A ilha conta com praias maravilhosas de areia clara e ondas calmas. Existe pouquíssimo acesso de quiosques e/ou qualquer tipo de estrutura urbana, portanto, se prepare.
Você pode combinar a travessia na hora com a empresa responsável, o custo médio costuma ser de R$ 50 por pessoa e você pode combinar uma hora para te buscarem.
10. Praça de Eventos do Centro:
Lar dos maiores e mais badalados eventos de Caraguatatuba, a Praça de Eventos do Centro é uma área incrível e com uma boa estrutura para se passar um bom tempo com a família e/ou amigos. O local recebe grandes eventos culinários como o 'Festival do Camarão' ou a 'Feira de Food Trucks', eventos culturais, de videogames, cultura pop-geek e até mesmo sedia shows em um grande palco.
Infelizmente, durante a pandemia, grande parte destes eventos foram cancelados. No entanto, o espaço ainda é utilizado corriqueiramente pelos munícipes.
Com um gigantesco espaço asfaltado e plano, o local é bem frequentado por quem gosta de andar de patins, bicicleta e até mesmo skate -- inclusive, é bem comum ver pessoas, adultas e crianças, aprendendo a usar estes veículos por lá.
Com uma área coberta bem grande, o lugar também é ideal para quem está passeando pelo Centro, quer tomar um sorvete em um lugar tranquilo ou está fugindo de um sol ou chuva intensa. Um bônus: a Praça de Eventos fica do lado de um Parque de Diversões, vale a pena conhecê-lo!