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Após ataque hacker, Atento informa que retomará 'progressivamente os serviços' em São José

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A Atento SA, uma das maiores empresas de Call Center no mundo, informou nesta quarta-feira (21) que as operações de data center já foram retomadas e a companhia começará a retomar progressivamente mais serviços.

A Atento, que tem uma unidade em São José dos Campos, foi atingida por um ataque hacker no último domingo (17), paralisando totalmente o atendimento na unidade. Funcionários relataram a reportagem que os sistemas de atendimento estavam inoperantes e que até os sistemas das catracas de entrada não estavam funcionando.

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Com o atendimento paralisado, funcionários foram transferidos para unidades de atendimento das empresas atendidas, como é o caso da EDP, concessionária de energia elétrica da cidade.

De acordo com o portal Tecmundo, o ataque sofrido pela empresa é do tipo RamsonWare. Este tipo de ataque se caracteriza pela entrada nos sistemas da empresa, por um hacker ou um software, que o bloqueia e depois exige um resgate para desbloqueá-lo. 

Em nota, a Atento SA informou que detectou o ataque em seus sistemas no Brasil e que os isolou visando proteger os dados e sistemas de seus clientes. A empresa ainda afirmou que as investigações sobre o ocorrido estão em andamento, juntamente com as autoridades competentes, para tomar as medidas cabíveis.

“A empresa reforça que a ameaça foi contida rapidamente e nas primeiras 24h foi possível iniciar o fornecimento de serviço com limitações para alguns clientes. Neste momento, as operações do data center já foram retomadas e a companhia começará a retomar progressivamente mais serviços”, diz trecho da nota.

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