A Embraer anunciou nesta quinta-feira (11) que deu início a montagem estrutural do primeiro KC-390 Millennium encomendado pela Hungria. O governo húngaro e a Embraer assinaram, em novembro de 2020, um contrato para a aquisição de duas aeronaves KC-390 Millennium, com entregas programadas para começar em 2024.
Leia mais: Embraer fecha venda de KC-390 Millennium com a Hungria
De acordo com a empresa, a montagem foi iniciada após a conclusão da Revisão Crítica de Projeto (CDR, do inglês Critical Design Review). O marco foi celebrado em uma cerimônia realizada nas instalações da companhia em Gavião Peixoto, com participação do governo húngaro e representantes da Embraer.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp: https://bit.ly/ovale-agora-15 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado!
Nas próximas semanas serão montadas partes dos painéis estruturais e revestimentos dos principais componentes da fuselagem e das semi-asas.
Segundo a Embraer, a aquisição de duas aeronaves C-390 Millennium de transporte multimissão, na configuração de reabastecimento ar-ar (AAR, na sigla em inglês) – denominado KC-390 –, faz parte do processo de fortalecimento das capacidades das Forças de Defesa da Hungria
O KC-390 para as Forças de Defesa da Hungria será o primeiro do mundo com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em sua configuração, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias.
A aeronave atende aos requisitos das Forças de Defesa da Hungria, sendo capaz de realizar diferentes tipos de missões militares e civis, incluindo Evacuação Médica, Transporte de Carga e Tropas, Entrega de Carga de Precisão, Operações de Paraquedistas e AAR.
Os KC-390 são compatíveis com as operações da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) – da qual a Hungria faz parte –, não apenas em termos de hardware, mas também em sua configuração de aviônica e comunicações. Além disso, o sistema de reabastecimento do KC-390, de sonda e cesto, permite à aeronave reabastecer o JAS 39 Gripen húngaro, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia.
A atual frota de KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) conta com quatro aeronaves, que já ultrapassaram às 4.100 horas de voo em operação, com uso para transporte de equipamentos e suprimentos médicos em todo o país durante a situação emergencial da Covid-19 no Brasil.