A cidade de Caraguatatuba anunciou, na última quinta-feira, que agora é a nova sede oficial da Polícia Científica e IML (Instituto Médico Legal) do Litoral Norte. Antes, os exames periciais eram encaminhados para a sede que atuava em São Sebastião.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre ligado nas notícias mais importantes da RMVale, do Brasil e do mundo - Clique aqui e esteja sempre bem informado!
Segundo informações, a mudança parte de uma reinvindicação antiga da Polícia Científica, ligada à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Os argumentos favoráveis à mudança diziam que Caraguá era um ponto mais estratégico por estar praticamente no meio das outras cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba).
A nova sede fica localizada na av. Maranhão, número 20, Jardim Primavera. O horário de funcionamento do setor administrativo é das 9h às 18h. No total, a unidade possui sete viaturas e duas motocicletas.
Aguilar Junior (MDB), prefeito de Caraguá, diz que o feito é um grande mérito para a cidade, ressaltando que estudos feitos nos últimos dois anos mostram como o município é o que possui maior demanda de perícia. "No Litoral Norte, temos Comando da Polícia Militar em Caraguatatuba, vamos trazer a Força Tática e agora conseguimos com o Estado trazer a Polícia Científica para a cidade, ou seja, é mais um ganho para o município", afirmou.
Enos Ricardo Bretas Arneiro, perito criminal e chefe da equipe da Polícia Científica, também destaca a importância da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba. "Em primeiro lugar, vai facilitar muito a chegada aos locais mais distantes para a perícia e conquistamos um espaço muito melhor até mesmo para o nosso laboratório, que pode fazer análises periciais, digitais e de entorpecentes”, explicou. Casos mais complexos são feitos em São José dos Campos ou São Paulo.
Polícia Científica
A Polícia Científica é responsável pela análise de cenas criminais como homicídios, acidentes, roubos e furtos. São 23 funcionários e uma equipe composta por perito e fotógrafo ou desenhista que atua em plantão de 24 horas para atender uma área de 200 quilômetros de extensão.
Os laudos e perícias são solicitados diretamente pela Polícia Civil e/ou pela Delegacia de Defesa da Mulher.