
Considerada uma das maiores e mais belas ilhas de todo o país, o município de Ilhabela é um lugar onde toda uma bagagem histórica, cultural e da natureza entram em plena harmonia. Amada por muitos, Ilhabela recebe não somente turistas de longe como também bate-voltas de seus vizinhos do Litoral Norte, como Caraguá, Ubatuba e, claro, São Sebastião, município com o qual os laços rompem barreiras e geram uma integração de mobilidade, costumes, populacional e econômico.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp: https://bit.ly/ovale-agora-3 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado!
Essa é a quarta lista que OVALE faz para falar das praias do Litoral Norte, a última delas. Acha que já está surpreso o suficiente? Pois confira a lista abaixo e veja que você ainda tem muito o que conhecer nesse pedacinho paradisíaco de São Paulo. Ficou curioso? Veja agora 10 indicações de praias incomparáveis de Ilhabela. Inclusive, não deixe de comentar sugestões de seus locais favoritos de Ilhabela no 'Facebook' e no 'Instagram' do jornal!
Confira as outras listas da 'Dica OVALE':
10 sugestões de praias em Caraguatatuba
A seleção é feita com base em publicações e opiniões profissionais na área de turismo do Litoral Norte!
(A lista foi criada com base em uma seleção de publicações especializadas em turismo de Ubatuba e avaliações diretas de frequentadores munícipes e turistas das praias por meio dos comentários públicos no Google Maps)
1. Praia do Jabaquara:
Começando com tudo, vamos abrir a lista falando de uma das praias mais lindas não somente de Ilhabela, mas de todo o país: a Praia do Jabaquara. Localizada no lado norte da ilha, Jabaquara é uma praia belíssima com acesso através de ruas pavimentadas, inclusive com excursões de jipes. Também é possível chegar até lá por passeios de barco a partir dos diversos píeres encontrados na costa da cidade.
Muito preservada e rústica, o local é rodeado de formações rochosas e muita vegetação de Mata Atlântica verdejante e quase intocada pela urbanização. O mar cristalino de Jabaquara possui uma coloração turquesa em uma espécie de degradê com a areia vermelha-ocre lindíssima da orla de, mais ou menos, 400 metros. O cenário é realmente paradisíaco.
Mesmo que bem natural, não é tão difícil achar alguns estabelecimentos como restaurantes que oferecem cabanas, banheiros, duchas e, lógico, excelentes pratos para beliscar à beira mar. Ótimo para quem quer muito sossego e tranquilidade o dia inteiro.
Atenção! Apesar de quase perfeita, muitos internautas reclamam que a praia é cheia de borrachudos e pernilongos, não se esqueça de levar repelente.
2. Praia da Fome:
Ao extremo nordeste de Ilhabela encontramos a inconfundível Praia da Fome, uma praia bem afastada e hipnotizante por sua formosidade. Com águas transparentes e uma areia bem fofa e clarinha, a praia é perfeita para quem gosta de mergulhar e explorar a vida marinha com snorkel. Muito difícil não se impressionar com o lugar!
Cercada por vegetação, a Praia da Fome é bem afastada de tudo, ou seja, não é fácil chegar. Para desfrutar o cenário, é preciso fazer uma trilha da Praia do Jabaquara que pode durar cerca de 40 minutos, ou então fazer o trajeto de barco a partir do Perequê. Parece trabalhoso, no entanto, internautas dizem que esse 'trampo' do caramba vale super a pena.
Como você já deve imaginar, lá não existem muitas opções de restaurantes, barraquinhas ou comidas no geral, portanto, leve seu lanchinho para não ficar com fome. Falando em fome, alguns relatos dizem que o nome "Praia da Fome" tem uma origem bem triste, existem discussões que sugerem que o nome surgiu no período do Brasil colonial, quando os escravos vindos da África chegavam à costa paulista com muita fome.
Ótimo para descansar nas sombras naturais, os coqueiros são a cereja do bolo para marcar esse esplendoroso paraíso no cantinho de Ilhabela. Aproveite também para caminhar pelo local e olhar a bela vista de toda a enseada. Também não se esqueça de levar repelente!
3. Praia do Bonete:
Partindo para uma praia que já constou em uma de nossas listas da 'Dica OVALE', vamos falar da Praia do Bonete, uma praia de Ilhabela que já foi reconhecida como uma das mais bonitas de todo o Brasil pelo jornal The Guardian.
Leia também: Dica OVALE: 10 praias incríveis para conhecer no Litoral Norte
Além de belíssima, o Bonete é uma praia carregada de tradições dos povos indígenas que habitavam o local. A tranquilidade é uma das maiores características dessa praia com uma orla de 600 metros de areia macia e águas translúcidas.
Uma recomendação: cuidado com o mar, por mais que a correnteza não seja forte, o chão é extremamente fundo em alguns cantos. Quanto ao sol, fique tranquilo, afinal, a praia é bem democrática: quem curte sol, no sol ficará, quem não curte, ficará nas diversas sombras naturais que a vegetação, rochedos e árvores formam.
Além da praia em si, o Bonete conta também com cachoeiras próximas de si, inclusive, é possível encontrar uma pequena vila de pescadores no local. Um choque de cultura!
4. Praia de Castelhanos:
Uma das maiores "rivais" da Praia do Bonete para ver quem é a mais bela da Ilhabela, a Praia de Castelhanos sempre aparece nas listas das praias mais lindas de todo o país. Esta é a maior praia do município do Litoral Norte com 1.5km de extensão. A vista panorâmica faz um formato de coração, um cenário espetacular.
Quem costuma curtir muito a praia são os surfistas, afinal, tem tudo de bom para a prática do esporte: mar amplo e bem aberto, águas agitadas e boas ondas. Além disso, complementando o panorama temos ilhotas, riachos que deságuam no mar, fauna diversa, areia rodeada de mata verdejante e um oceano azulado bem límpido.
Apesar de ser ideal para o surf, não se acanhe, não é uma praia predominante de tombo, ou seja, ela vai afundando aos pouquinhos. Dessa forma, também é possível aproveitar um banho de mar na paz, sem muito estresse por lá.
É possível achar uma diversidade considerável de restaurantes, bares, campings rústicos e trilhas na Castelhanos. Tá a fim de curtir paisagens naturais com amigos (ou sozinho) e ainda ter muita diversão? Castelhanos é a praia ideal para você!
5. Praia da Feiticeira:
Uma deusa, uma louca, uma feiticeira. Essa praia é demais! Apenas 250 metros de orla com areia fofa e clarinha garantem à Praia da Feiticeira um lugar entre as mais famosas e maravilhosas praias de toda a Ilhabela. Essa fama vem de toda a vegetação vívida que rodeia o mar bem cristalino e azulado.
Apesar de encantadora, é preciso ter cuidado com a Feiticeira, afinal, existem vários pontos em que a praia é de tombo. Lendas dizem que o nome da praia também não é nada bacana, segundo os contos, a antiga proprietária do casarão neocolonial do local fazia comércio ilegal de escravos e ficou muito rica, com medo de saques piratas, a mulher enterrou sua fortura e matou os escravos para que esses não revelassem o local secreto. Com o tempo, ela ficou louca e nunca mais foi vista. Verdade ou não, alguns dizem que esta é a origem da Praia da Feiticeira.
A paisagem é de fato o que mais chama a atenção de turistas e de munícipes, muitos postam fotos em píeres e grandes rochedos nas redes sociais.
A praia fica a cerca de 6 quilômetros da região sul da balsa, entre as praias do Portinho e Julião. Lá você encontrará muitas barracas, quiosques e restaurantes. Internautas dizem que é recomendável levar um guarda-sol, pois apesar da vegetação, não há muita sombra na Feiticeira.
6. Praia do Julião:
Gosta de praias onde você pode ver e curtir de tudo um pouco? Provavelmente você vai adorar a Praia do Julião. Esta praia é o programa ideal para famílias com crianças, mas que também gostam de se aventurar em caminhadas e partidas de esportes. Além disso, a Praia do Julião tem um dos entardeceres mais belos da região, quem acompanhar, com certeza vai querer voltar!
Agradando a todos, a Praia do Julião é uma das mais procuradas da região Sul de Ilhabela. O mar é límpido e bem rasinho, além disso, a bela orla de areia e formações rochosas interam um cenário totalmente celestial.
Lá a praia é bem estruturada, então não é tão difícil achar quiosques, restaurantes e banheiros. Internautas dizem que é possível passar o dia inteiro sem estresse ou nervosismo algum. Não se esqueça de levar seu celular para registrar o belíssimo pôr do sol!
7. Praia do Curral:
Curte uma baguncinha? Festejar? Então [quando tudo isso passar] você deveria tentar ir à Praia do Curral! Com um ambiente bastante sofisticado e badalado, mas nem por isso totalmente excludente, a Praia do Curral é um ponto cheio de restaurantes, quiosques, hotéis, muita gente bonita e diversão.
Depois de beliscar alguma delícia do cardápio litorâneo, os interessados podem alugar um SUP, um caiaque ou simplesmente nadar nas tranquilas águas do Curral, tão calmas que podem ser comparadas com uma piscina.
Para quem gosta de vislumbrar paisagem exuberantes, é recomendável subir nas pedras que costeiam a faixa de areia, a vista lá de cima é indescritível. No entanto, cuidado! É sempre bom redobrar a atenção quando subir em lugares assim.
8. Praia da Ilha das Cabras:
Também chamada de Ilha das Pedras Miúdas, a Ilha das Cabras é uma linda ilhota pertencente à Ilhabela. É nessa região onde que fica o Santuário Ecológico Marinho, área de preservação criada em 1992 e que concentra grande variedade de vida marinha local. A Praia da Ilha das Cabras é [quase] sempre cheia, final, seu belo visual chama muito a atenção não só de turistas, mas de munícipes também.
Perfeita para passar o dia inteiro, a Ilha das Cabras tem um mar bem calmo muito utilizado para a prática de mergulho e snorkeling. Para quem quiser passear com mais segurança, existem instrutores de mergulho que podem auxiliá-lo nesta aventura pelas bandas.
Com uma boa infraestrutura, o local comporta alguns quiosques e restaurantes. Além disso, há um deck de madeira perfeito para petiscar e bebericar enquanto assiste o belo pôr do sol da ilhota.
9. Praia da Pedra do Sino:
Mais conhecida como Praia da Pedra do Sino, a Praia da Garapocaia é uma praia com uma orla de apenas 400 metros que encanta quem por lá passa. Com muitos coqueiros, areia clarinha e mar azulado translúcido, a formação do local é invejável.
Hora da curiosidade! O nome "sinos" vem de pedras do local que "tocam" ao serem tocadas, essas badaladas são um verdadeiro fenômeno da natureza. Inclusive, "garapocaia" significa 'pedra que canta', em tupi.
As lendas urbanas dizem que o barulho dos "sinos" foi o que despertou a pacata cidade de Ilhabela em uma noite do ano de 1647. Na noite em questão, todos foram ao mar em busca do emissor do som e encontraram um caixão com velas descendo à correnteza, todos rezaram. Era a imagem do Bom Jesus que foi encontrada em Iguape e até hoje é venerada lá como Bom Jesus da Cana Verde.
Internautas garantem que a praia é maravilhosa e que os sons são reais. Se você está achando que é mentira, só lhe resta ir lá para confirmar!
10. Praia de Barreiros:
Para fechar a lista com chave de ouro, temos a Praia de Barreiros, uma praia muito tranquilo, simples e charmosa. O local é muito frequentado por turistas que possuem casa de veraneio em Ilhabela.
A praia é localizada em um pequeno golfo ao sul da rua principal do município, a Avenida Luis Massa, e é bem acessível, tanto de carro como a pé.
A orla de areia é macia e bem plana, ideal para jogar vôlei e outros esportes. Além disso, o mar é bem tranquilo, possibilitando a prática de canoagem, caiaque, SUP, mergulho, entre outros.
Quem quiser ter uma visão mais privilegiada ainda do local pode se encaminhar até o Mirante de Barreiros, um local alto que possibilita contemplar o cenário completo da praia, incluindo seus belos e característicos coqueiros.