Laura Blane

Os 5 tipos de corpos femininos e o que mais valoriza cada um

Por Laura Blane, Consultora de Imagem e Analista de Coloração Pessoal | 27/10/2021 | Tempo de leitura: 4 min

Os 5 tipos de corpos femininos e o que mais valoriza cada um
Os 5 tipos de corpos femininos e o que mais valoriza cada um

Você sabe qual é o seu tipo de corpo? O que mais valoriza a sua silhueta? Pois bem, hoje eu quero falar justamente sobre os 5 tipos de corpos femininos mais comuns e o que mais valoriza cada um. 

Primeiramente, quero deixar claro que esses 5 tipos de corpos foram elaborados por meio de estudos para auxiliar as confecções de roupas na hora de elaborar as modelagens. É claro que nem todas as mulheres terão exatamente um destes corpos, porém sempre há um que mais vai se aproximar da realidade.

É importante entender que os padrões existem para ajudar nas modelagens, pois se não fossem eles, como as fábricas dariam conta de produzir para as lojas?  Portanto, são padrões para ajudar, e não para engessar!

Recentemente, no Brasil, foi elaborado um novo estudo sobre os padrões de corpos das brasileiras, e pasmem: 76% das mulheres no Brasil possuem o tipo de corpo retangular, e não o ampulheta ou triangular como se imaginava. Esse estudo foi refeito devido a pauta das padronagens de tamanhos no Brasil ser muito confusa, e convenhamos, é mesmo!

Eu mesma tenho calças que vão do 36 ao 40, e tenho certeza de que você também deve ter peças com tamanhos bem diferentes por aí. Portanto, esse novo estudo visa emplacar uma nova forma de padronizar melhor os tamanhos por aqui. 

Mas, voltando ao ponto focal do nosso assunto: quais são esses 5 tipos de corpos? Eles são: retangular, ampulheta, triângulo, triângulo invertido e oval. Alguns estudiosos usam outros nomes para estes mesmos padrões, mas basicamente são a mesma coisa. 

Como saber qual meu tipo de corpo?

Para você descobrir o seu tipo de corpo é simples: fique de frente pro espelho apenas de calcinha e sutiã ou biquini (nua é melhor ainda se preferir!) e observe: qual a proporção dos seus ombros, cintura e quadril? Na imagem abaixo, a figura exemplifica melhor o que seria essa proporção, e é a partir dela que você vai poder chegar a conclusão de qual tipo de corpo mais se aproxima do seu. 

Corpo Retangular

Vamos começar por este que a pesquisa apresentou como o mais comum entre as brasileiras. O corpo retangular basicamente é mais retinho, pois a proporção de ombros, cintura e quadril é praticamente a mesma, formando duas linhas laterais, sem curvas. 

A top model Gisele Bündchen é um bom exemplo desse tipo, mas isso não quer dizer que apenas as magérrimas como ela podem ser retangulares. Não estamos falando de peso, mas de formato. 

O que usar?

O ideal para esse tipo de corpo, por ser mais reto, é que se crie com as roupas volumes ou na parte superior ou inferior, ou também, uma cintura mais fina. Peças com detalhes nos ombros, listras horizontais ou com volumes, ajudam nesse sentido. Outra opção é fazer como na imagem, em que foi criado um ponto de cor na cintura, fazendo com que aparentasse ser mais fina. 

Corpo Ampulheta 

Este tipo de corpo é o mais proporcional, em que ombros e quadril são bem similares e a cintura é mais fininha, formando uma verdadeira ampulheta. 

O que usar? 

Para este corpo a maior parte das peças fica bem, mas o ideal é aproveitar estas curvas e realçá-las, principalmente a cintura fina. Peças com cintura bem marcada, cintura alta, são muito indicadas para corpos ampulheta. 

Corpo Triângulo

O corpo triangular tem a área do quadril maior que os ombros e cintura, portanto forma uma espécie de triangulo na silhueta.

O que usar?

Para equilibrar a silhueta o ideal é pensar na parte superior do corpo. Decotes mais profundos, ombro a ombro, ou até ombreiras ajudam a dar este equilíbrio. As calças retas, wide leg e mais largas também ajudam bastante. A terceira peça como blazer alongado, também ajudam a cobrir a área visual mais aparente do quadril. 

Corpo Triângulo Invertido

Este tipo de corpo tem os ombros mais largos do que quadril e a cintura, portanto a área superior tem maior peso na silhueta. 

O que usar?

Como o peso visual do corpo encontra-se nos ombros, o ideal é criar volume na parte inferior do corpo, para que ele fique mais harmônico e equilibrado. Portanto, saias volumosas em evasê, calças pantalonas e todo tipo de parte debaixo que tenham mais volume colaboram pra esta silhueta. 

Corpo Oval

Neste tipo de corpo, a circunferência da barriga e cintura é mais larga do que ombros e quadril, em um formato oval.

O que usar?

O ideal para este tipo de corpo é disfarçar a região mais volumosa e ressaltar o colo, com decotes V ou U profundo, ombros a mostra ou cintura império logo abaixo dos seios para criar uma cintura visualmente. Cores escuras e monocromático também auxiliam neste caso. 

Espero que o conteúdo de hoje possa auxiliar você a se vestir melhor de acordo com seu tipo de corpo, mas lembre-se de que estas dicas são válidas levando em conta seu estilo pessoal, afinal a regra pela regra nunca fará sentido. 

Até a próxima!

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.