Coluna Social

Mãos à obra na Cidade Matarazzo

Por José Luiz de Souza |
| Tempo de leitura: 2 min
Sergio Porto
Sergio Porto

Um projeto simplesmente espetacular está reinventando a paisagem na cidade de São Paulo, unindo com maestria arquitetura do futuro e patrimônio cultural no complexo hospitalar que abrigou o Hospital Umberto Primo, em 1904, e a Maternidade Matarazzo até 1993 – símbolo da arquitetura italiana no Brasil. Adquirido pelo Groupe Allard em 2008, o empreendimento contará com uma imponente torre assinada por Jean Nouvel, renomado e premiado arquiteto francês, e com design interno assinado por Philippe Starck, proporcionando um encontro entre o histórico e o contemporâneo.

Com um foco voltado para à natureza, ao design, à arte e à gastronomia, o complexo abrigará o luxuoso Hotel Rosewood padrão seis estrelas, lojas sofisticadas, espaços de conveniência e eventos. Com uma torre interconectada ao prédio da Maternidade Matarazzo. Enquanto o empreendimento ganha projeção internacional, viemos à São José dos Campos conversar com o presidente da Sérgio Porto Engenharia, (atua no mercado brasileiro desde 1978) que, em consórcio com a Construtora RFM, é corresponsável na construção desse que é no momento, o maior empreendimento imobiliário do Brasil: Cidade Matarazzo, em São Paulo, prevista para inaugurar no 1º semestre de 2022 e que conta a diversidade criativa e sensibilidade urbanística e Phillipe Stark, designer conhecido mundialmente pelo seu estilo leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega em suas criações.

“As duas empresas estão no mercado há mais de 40 anos, com centenas de obras executadas e para somar esforços nos unimos para participar da concorrência com outras dez empresas”, comenta Sérgio que completa “Temos 50% de participação no consórcio. A parte de obra ficou sob nossa responsabilidade e a parte administrativa e financeira por conta da RFM”.

Segundo Sérgio, “é uma tremenda responsabilidade, mas que propicia às nossas empresas uma mudança no patamar tecnológico” trabalhar com os franceses Jean Nouvel, arquiteto e o designer Phillipe Stark. Moderno, desafiador e impactante, Sérgio nos conta “Estamos edificando uma grandiosa floresta urbana, além de ter sido preservada toda a mata existente, estamos plantando mais de 5.000 mudas, entre as quais temos mais de 50 oliveiras com mais de 100 anos, importadas do Uruguai”.

Em plena Avenida Paulista, serão 15.000m² de vegetação, com um jardim composto por árvores comuns à Mata Atlântica ameaçada, como jatobás, pitangueiras, canelinhas, jacarandás e goiabeiras. Sérgio completa.

“Participamos de toda etapa do complexo inicial envolvendo o Hotel Rosewood a torre residencial, o restauro da capela e da maternidade” Estima-se um investimento de dois bilhões de reais nesse projeto. Um empreendimento visionário, a que promete garantir um novo estilo de vida urbana, mais criativo, inovador e inspirador.

Comentários

Comentários