
Após a confirmação de dois ataques de tubarão a turistas na cidade de Ubatuba, as pautas de conservação e proteção dos mares voltaram à tona. Frente à desinformação sobre o tema e até a ataques – como o caso do iate clube do município, que pediu uma recompensa pela caça de tubarões –, o Instituto Argonauta reafirma sua posição de defesa da preservação da vida marinha no Litoral Norte de São Paulo.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ? https://bit.ly/ovale-agora-19 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! ????
O presidente do Instituto, o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, reafirmou a necessidade da educação ambiental e também de políticas públicas que freiem a ação humana sobre os mares. Confira:
O que é o Instituto Argonauta?
O Argonauta uma ONG (Organização Não-Governamental) fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba, com o intuito de obter recursos para projetos de conservação, pesquisa e educação, ligados a conservação e proteção dos ambientes marinhos e costeiros aqui da região. Hoje ele já tem autonomia financeira e grandes projetos.
Como o Argonauta atua?
Com cerca de 100 funcionários, o instituto atua nos quatro municípios do Litoral Norte gerando empregos e renda. Nós mantemos um museu em Ubatuba, junto a um hospital que reabilita animais marinhos, temos uma base em São Sebastião, o projeto de monitoramento de praias e fazemos o registro de espécies, recebemos escolas gratuitamente e etc. Diariamente checamos cerca de 160 kms de área a pé e mais de 2.000 em barcos, em busca de animais, vivos e mortos, precisando de socorro. Mais de 2.000 animais já passaram pelo hospital.
Qual a importância da conscientização da população?
Justamente chamar a atenção das pessoas para a importância desse ecossistema grandioso que está extremamente ameaçado. Qual é nosso maior patrimônio em termos de estatística? O mar, essa Mata Atlântica, e estamos deixando tudo isso ser destruído. Seja pela distribuição de lixo e esgoto, somente um quarto das casas de Ubatuba tem esgoto tratado, ou num caso como esse com incidente de tubarões, que foram casos isolados e já tem gente pensando em caçar e matar todos tubarões, isso é um grande absurdo e a gente precisa alertar a população.
Como o mar está sendo atacado?
Diferente de uma floresta que você vê queimar, você vê ser derrubada e isso chama a atenção, o mar a gente só vê a superfície, a gente não sabe o que ta acontecendo lá embaixo. Porém, o mar vem sofrendo continuamente há séculos e agora nesses últimos anos, com o aumento da população mundial, sofre uma enorme pressão pela retirada de peixes, em termos de poluição, em termos de destruição dos ecossistemas, e mais recentemente com toda a questão do aquecimento global, que vem afetando a temperatura, as correntes, o PH da água, trazendo inúmeros problemas para a sobrevivências desse ambiente de forma saudável. Esse bioma, de onde surgiu a vida no planeta há 4 bilhões de anos, está muito ameaçado.
Como o Argonauta atua para melhorar essa situação?
A maior ajuda que o instituto pode dar a sociedade é justamente a educação ambiental, a proteção desses ecossistemas e a conservação das espécies.