Quando o assunto é coach e psicologia é muito difícil não ter ouvido falar de alguma polêmica entre essas áreas de atuação.
Por isso, hoje, vou falar um pouco sobre essas duas profissões. Vamos lá?
O que é um psicólogo?
As atividades desenvolvidas pelos psicólogos dependem inteiramente da área que eles escolheram para atuar. De forma geral, esse profissional durante toda a sua vida acadêmica estudou uma série de teorias sobre o comportamento humano e como é possível ajudar os que possuem alguma dificuldade, e esse é o pilar básico do profissional que escolhe seguir a carreira clínica.
Na área organizacional e do trabalho, o psicólogo poderá participar e gerenciar os processos de seleção de candidatos e junto ao RH, proporcionar um bom ambiente de trabalho e auxiliar na motivação dos profissionais. Enfim, são muitas as áreas de atuação e você pode conferir com mais detalhes aqui.
O que é um coach?
O trabalho do coach é ajudar seu coachee (assessorado pelo coach) a entender onde está, para onde deseja ir e por qual caminho pretende percorrer. Incentivar o cliente a chegar ao seu nível máximo de consciência, ajudando a traçar metas com prazos curtos ou longos, mas com assertividade.
O processo de coaching estimula uma ação, que através de técnicas específicas de coaching, levam o coachee à tomada de decisões importantes em sua vida.
Técnicas de motivação, organização, aprimoramento das fortalezas, conhecimento das fragilidades e de gerenciamento de tempo, possibilitam aos clientes desenvolverem habilidades para enfrentar os desafios aos quais ele está inserido.
A diferença entre Coach e Psicólogo
O coach não faz diagnósticos, ele incentiva e apoia o cliente em seu objetivo que pode ser pessoal ou profissional. Seu trabalho não tem caráter clínico, não lida com traumas nem problemas do passado. O coach não se debruça sobre questões de transtornos psicológicos ou psiquiátricos porque seu compromisso é gerar hábitos saudáveis para encurtar o caminho do objetivo do cliente até o resultado desejado.
Já o psicólogo, além de aumentar o nível de autoconhecimento dos seus pacientes, trabalha nas queixas associadas aos conflitos internos. Ajuda as pessoas a superarem ou, ao menos, gerenciarem problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão entre tantos outros de ordem psíquica e emocional. Seu trabalho busca as origens dos problemas, entendendo suas funções e sempre indagando a forma pelo qual o indivíduo encara suas questões pessoais, com o objetivo primordial de tornar a vida da pessoa a mais confortável possível.
Em poucas palavras, a psicologia analisa o comportamento, o processo coaching estimula para ação.
E aí, ficou claro? Deixem um comentário contando suas experiências com coaches e psicólogos.