KARLA CLARINDA

Coach e psicólogo: Saiba as diferenças e como elas podem te ajudar na busca por um trabalho

Por KARLA CLARINDA - Empreendedora Social e estrategista em recolocação profissional | 18/10/2021 | Tempo de leitura: 2 min

Coach ou Psicólogo?
Coach ou Psicólogo?

Quando o assunto é coach e psicologia é muito difícil não ter ouvido falar de alguma polêmica entre essas áreas de atuação.

Por isso, hoje, vou falar um pouco sobre essas duas profissões. Vamos lá?

O que é um psicólogo?

As atividades desenvolvidas pelos psicólogos dependem inteiramente da área que eles escolheram para atuar. De forma geral, esse profissional durante toda a sua vida acadêmica estudou uma série de teorias sobre o comportamento humano e como é possível ajudar os que possuem alguma dificuldade, e esse é o pilar básico do profissional que escolhe seguir a carreira clínica.

Na área organizacional e do trabalho, o psicólogo poderá participar e gerenciar os processos de seleção de candidatos e junto ao RH, proporcionar um bom ambiente de trabalho e auxiliar na motivação dos profissionais. Enfim, são muitas as áreas de atuação e você pode conferir com mais detalhes aqui.

O que é um coach?

O trabalho do coach é ajudar seu coachee (assessorado pelo coach) a entender onde está, para onde deseja ir e por qual caminho pretende percorrer. Incentivar o cliente a chegar ao seu nível máximo de consciência, ajudando a traçar metas com prazos curtos ou longos, mas com assertividade.

O processo de coaching estimula uma ação, que através de técnicas específicas de coaching, levam o coachee à tomada de decisões importantes em sua vida.

Técnicas de motivação, organização, aprimoramento das fortalezas, conhecimento das fragilidades e de gerenciamento de tempo, possibilitam aos clientes desenvolverem habilidades para enfrentar os desafios aos quais ele está inserido.

A diferença entre Coach e Psicólogo

O coach não faz diagnósticos, ele incentiva e apoia o cliente em seu objetivo que pode ser pessoal ou profissional. Seu trabalho não tem caráter clínico, não lida com traumas nem problemas do passado. O coach não se debruça sobre questões de transtornos psicológicos ou psiquiátricos porque seu compromisso é gerar hábitos saudáveis para encurtar o caminho do objetivo do cliente até o resultado desejado.

Já o psicólogo, além de aumentar o nível de autoconhecimento dos seus pacientes, trabalha nas queixas associadas aos conflitos internos. Ajuda as pessoas a superarem ou, ao menos, gerenciarem problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão entre tantos outros de ordem psíquica e emocional. Seu trabalho busca as origens dos problemas, entendendo suas funções e sempre indagando a forma pelo qual o indivíduo encara suas questões pessoais, com o objetivo primordial de tornar a vida da pessoa a mais confortável possível.

Em poucas palavras, a psicologia analisa o comportamento, o processo coaching estimula para ação.

E aí, ficou claro? Deixem um comentário contando suas experiências com coaches e psicólogos. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.