
O designer Magno Silveira comemora os 30 anos de atuação do Magno Studio, de São José dos Campos, escritório de brand e design, com a exposição Ilustradores de Lobato, a ser inaugurada no próximo dia 4 de novembbro, no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo,
Também bibliófilo, Magno coleciona livros de Monteiro Lobato há cerca de 20 anos, tendo em seu acervo raras primeiras edições de obras infantis do escritor taubateano, que agora serão exibidas ao lado de uma seleção de desenhos de Voltolino, Kurt Wiese, Nino, Jean Villin, Belmonte, Rodolpho, Raphael de Lamo, J.U.Campos, André Le Blanc e Augustus, ilustradores escolhidos a dedo por Monteiro Lobato, entre 1920 e 1948.
Magno Silveira tem lançado um novo olhar sobre a obra infantil de Lobato, usualmente estudada por suas qualidades literárias e temáticas. Seu foco de pesquisa são as ilustrações, as soluções gráficas e editoriais que mudaram para sempre o rumo dos livros para crianças no Brasil. Ao dar destaque aos ilustradores, Magno acaba iluminando também o rico universo artístico das primeiras décadas do século XX.
“Há anos vou atrás de primeiras edições, garimpando livro raros, e confesso que cada achado é um deslumbramento, uma pequena epifania. O objetivo sempre foi compor uma linha criativa dos primeiros ilustradores, ligando pontos, estabelecendo conexões”, escreveu no catálogo da exposição Ilustradores de Lobato – a construção do livro infantil brasileiro (1920-1948), montada no Sesc-São José dos Campos, em 2015, e agora em versão pocket no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo.
A riqueza, a originalidade e o rigor dos arranjos expositivos (alma de bibliófilo, mãos de designer) não demoraram a chamar a atenção das editoras. Magno faz hoje pesquisas iconográficas, textos e leitura crítica para as coleções lobatianas da Editora do Brasil e da Globo Livros (Selo Biblioteca Azul). Em outra frente de estudos, passou a ser interlocutor incansável de importantes acadêmicos e pesquisadores da obra de Lobato. Convidado para os debates, colocou em cena as “figuras”, para usar um termo caro a Lobato.
O designer, que também é ilustrador, tem um apreço grande pela área editorial. O Magno Studio apresenta em seu portfólio inúmeros projetos de livros, publicações e peças gráficas. Tanto essa experiência quanto seu mergulho técnico e emocional no universo imagético dos livros de Lobato levaram Magno ao júri da categoria capa do Prêmio Jabuti 2020.
FORMAÇÃO
O mineiro Magno Silveira, nascido em São Pedro dos Ferros, tem formação em Artes e Design. Estudou Desenho na Fundação Mineira de Arte, e Artes, na Escola Guignard, em Belo Horizonte. Cursou Design na UNIP-São José dos Campos e teve aulas de Identidade Visual com Alexandre Wollner, em São Paulo.
Seu escritório de criação Magno Studio, em São José dos Campos, há pelo menos uma década tem se especializado em naming e branding. Seus trabalhos já foram expostos na 6ª Bienal de Design Gráfico da ADG Brasil (2002), em São Paulo, e em outras duas mostras retrospectivas: Design e Artes Práticas (1999) e Marcas – caminhos criativos (2012), ambas no Sesc de São José dos Campos.
Uma reflexão sobre a prática do design, a partir de suas experiências, é feita semanalmente por Magno em coluna dominical do jornal O Vale. O seu amor por Reinações de Narizinho pode ser conferido na Biblioteca do Visconde (bibliotecadovisconde.com.br).
SERVIÇO
Ilustradores de Lobato
Clube Atletico Paulistano
Quebra de Página
Rua Honduras, 1.400, Jardim América, São Paulo
Abertura: 4 de novembro, das 19 às 22h
Para convidados