André Aquino

Brasil e Japão: Culturas tão diferentes, que se unem ao longo da história

Assim, começa também uma história pela paixão pela comida japonesa, que é tão presente e viva em muitas cidades brasileiras

Por André Aquino, chef de cozinha | 04/11/2021 | Tempo de leitura: 2 min

Comida japonesa
Comida japonesa

Você já ouviu falar sobre o navio Kasato Maru? Em 5 de novembro de 1895, em Paris, Brasil e Japão assinaram o Tratado da Amizade, Comércio e Navegação. Os primeiros imigrantes começaram a chegar anos depois ao Brasil, e foi este navio que transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses para cá, em uma viagem que durou cerca de 52 dias, desembarcando no porto de Santos. 

O processo de adaptação não foi tão fácil, afinal, costumes e cultura eram muito diferentes. O primeiro grupo de imigrantes trabalhou em fazendas de café, e algumas famílias foram também as primeiras a começar o cultivo de algodão. 

E, assim, começa também uma história pela paixão pela comida japonesa, que é tão presente e viva em muitas cidades brasileiras. Aqui mesmo, no Vale do Paraíba, podemos encontrar diversos restaurantes incríveis, e chefs especializados nesta gastronomia tão única e saborosa. Mas, o grande marco da história da comida japonesa começou somente após 1990, principalmente com o restaurante Ayoma. Fundado em 1997, na região do Itaim Bibi, em São Paulo, foi pioneiro em oferecer os famosos “rodízios”. Hoje, o sushi se tornou uma paixão tão grande, que em restaurantes de comida por quilo, você sempre vai encontrar um ou outro prato típico, muitas vezes até “abrasileirado”. 

Se você estiver pela região, vale a pena conhecer o Trendo em Pindamonhangaba. Em Taubaté, você pode ir ao Kanpek, Koyko, Tayori ou Danisan. Mas, se estiver por São José, que tal ir ao Hioki, Edo, No Barko ou no Zensei? E sim, existem muitos outros, inclusive, nos conte aqui qual você mais gosta de ir. 

E, se decidir fazer o famoso “sushi” em casa, você vai precisar de: arroz japonês (ou arroz gohan), vinagre de arroz ou vinagre branco, açúcar, sal, shoyu, folhas de nori (ou qualquer tipo de alga marinha) e o recheio de sua preferência - salmão, atum, peixe branco, legumes (cenoura, pepino, abobrinha, vagem) ou vegetais. Mas muita, muita atenção ao escolher o peixe. Bom final de semana e bom apetite. 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.