A partir desta terça-feira (16), a Prefeitura de Taubaté promove a campanha “Fique Sabendo 2021” para a prevenção do HIV. A programação vai até o dia 6 de dezembro.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-16
A principal ação da campanha é o incentivo à realização de testes rápidos de detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), destinada a pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca foram testadas.
Os exames serão disponibilizados nas seguintes unidades: AMI, Piratininga, Esplanada, Chácara Silvestre, São Gonçalo, Planalto, São José, Ana Rosa, Santa Isabel, Novo Horizonte, Vila Marli, São Geraldo, Santa Teresa, Estoril, Água Quente, Marlene Miranda, Paiol, Monjolinho, Pinheirinho, Barreiro, Continental, Bonfim, Bosque da Saúde, Cidade Jardim, Estiva, IAPIi, Imaculada, Jardim Resende, Paduan, Quiririm, Registro, Santa Fé, Santo Antônio, São João, São Pedro, Parque Três Marias II, Vila São Carlos, Vila Velha, Belém, Independência, Gurilândia, Fazendinha, Mourisco, Aeroporto, Chácaras Reunidas e Consultório de Rua.
O vírus
HIV é a sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida). Ele ataca o sistema imunológico e prejudica a defesa natural do organismo contra doenças.
Os sintomas podem demorar até anos para aparecer, mas, com a frequente deterioração das células de defesa pelo ataque do vírus, o sistema imunológico não apresenta a mesma eficácia e a imunidade diminui. Com o organismo mais fraco, a pessoa fica mais exposta a doenças e infecções comuns.
A infecção pelo HIV acontece pelas relações sexuais desprotegidas com parcerias sexuais já infectadas e sem tratamento, pelo compartilhamento de seringas e agulhas contaminas e da mãe sem tratamento para o bebê durante a gestação ou a amamentação.
O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento o quanto antes, controlar o vírus e impedir a transmissão para outras pessoas. Os medicamentos do tratamento inibem a multiplicação do HIV no organismo, restaurando a resposta imunológica e garantindo qualidade de vida da pessoa soropositiva.
Em Taubaté
Um levantamento da prefeitura mostra que 46 casos de HIV/Aids foram notificados em 2020, enquanto, em 2021, o registro é de 51 até o momento. O grupo mais afetado está na faixa etária de 20 a 29 anos, com 24 casos, seguido pelo de 30 a 39, com 17. Homens apresentam o maior número de infecções, somando 85,56% dos casos.
A Secretaria de Saúde reforça que, durante todo o ano, como estratégia de prevenção, são ofertados testes rápidos e preservativos nas Unidades Básicas de Saúde e AMI (Ambulatório Municipal de Infectologia).