Você provavelmente já conhece o encantador município de Ilhabela, afinal, o arquipélago é uma das cidades mais famosas e atraentes no setor turístico de todo o Brasil. Mas, será mesmo que você já ouviu falar sobre tudo que essa bela ilha tem a oferecer?
Dentre todas as suas belezas, marcadas por praias, ilhas e pontos turísticos, a cidade também se destaca por suas quase 40 cachoeiras catalogadas oficialmente pela Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre ligado nas notícias mais importantes da RMVale, do Brasil e do mundo - Clique aqui e esteja sempre bem informado!
Pensando em compartilhar um pouco deste conhecimento com o público e fomentar o turismo local da RMVale, OVALE preparou uma lista especial com 10 das melhores cachoeiras da cidade. Quantas delas você já ouviu falar, ou melhor, já visitou? Comente seus relatos nas redes sociais do jornal, estamos sempre no 'Facebook' e no 'Instagram' para realizarmos uma troca saudável. Caso seu local favorito não apareça na lista, comente sua sugestão!
Acesse o Facebook e o Instagram de OVALE clicando nos nomes das redes.
A seleção é feita com base em publicações e opiniões profissionais na área de turismo do Litoral Norte e de munícipes de Ilhabela, por meio de seleções especializadas e avaliações diretas de frequentadores por meio de comentários públicos no Google Maps e outros sites devidamente creditados, como os dados disponibilizados pela própria prefeitura municipal.
1 - Cachoeira do Veloso
Localizada na Praia do Veloso, próxima à R. José Pereira Carolo, a Cachoeira do Veloso abre nossa lista com muita graça e beleza. No local, o rio corrente se divide em três e gera um trio de quedas d'água, cada uma com cerca de 50 metros de altura.
Leia também - Dica OVALE: 10 praias incríveis para conhecer no Litoral Norte
A primeira queda é fácil de chegar, a trilha costuma demorar cerca de 35 minutos e é considerada acessível. As outras duas quedas são mais desafiadoras, afinal, o terreno é mais íngreme. O início da trilha passa por uma área particular da praia que, inclusive, é ótima para tomar um belo banho de mar.
Apesar do esforço, a belissíma visão do pico revela belezas escondidas por toda a Serra do Mar. Há paredões rochosos, águas claras e vegetação nativa de encher os olhos.
2 - Cachoeira dos Três Tombos
Também chamada de Cachoeira da Pancada d'Água por alguns, a Cachoeira dos Três Tombos é considerada uma das mais famosas de Ilhabela. O nome parte exatamente da quantidade de quedas d'água que a formação natural possui.
Munícipes e turistas afirmam que a cachoeira é ideal àqueles que buscam se refrescar, revigorar as energias e caminhar em meio à Mata Atlântica em sua forma preservada. A primeira queda é considerada a detentora da trilha mais acessível do arquipélago, localizada poucos metros depois da área de estacionamento veicular.
Aos amantes da prática de "birdwatching", a região tem uma biodiversidade imensa de aves.
Atualmente, a terceira queda está interditada por conta do risco de desmoronamento. Uma rachadura fez com que a Defesa Civil interditasse o local por tempo indeterminado.
3 - Cachoeira de Paquetá
Combinando uma queda d'água belíssima com uma piscina natural rasa e cristalina, a Cachoeira de Paquetá conquista corações não apenas de turistas do estado de São Paulo, nem também apenas brasileiros, mas de diversos gringos dos mais distantes e variados países. Quer comprovar a veracidade de tal fato? Pesquise avaliações do local nos melhores sites sobre viagens!
Além de deliciosa, a Cachoeira do Paquetá é ótima para tirar fotos. Lá existe algo que alguns chamam de "borda infinita", ou seja, o terreno proporciona alguns ângulos que dão a impressão de que as águas se alongam para além do horizonte.
Quer mais? O local possui uma vista diretamente para a orla costeira da Ilhabela. Antes ou depois do banho de cachoeira, também é possível curtir um banho de mar.
A trilha é considerada fácil e dura, em média, de 20 a 30 minutos. No GPS, a localização do ponto é tida como 'R. Nagib Pombo, número 1, Ribeirão'.
4 - Cachoeira da Toca
"Sensacional" define a experiência de diversos frequentadores da Cachoeira da Toca, uma das cachoeiras mais tradicionais de Ilhabela. No local, há uma forte ducha natural de quase 3 metros.
De acordo com a boca do povo, o nome da cachoeira vem de uma grande gruta local, que ficou conhecida como Toca. O rio passa por essa tal gruta e desagua em queda livre, formando essa bela cachoeira.
Ponto importante! É bom saber que essa é uma cachoeira particular, ou seja, tem uma taxa de entrada. A formação natural é pertencente ao terreno da Fazenda da Toca. O lado bom é que a "particularidade" faz com que a cachoeira forneça uma infraestrutura mais completa aos visitantes.
Lá há banheiros, estacionamento, acessibilidade para cadeirantes e também muitos borrachudos -- não esqueça de levar repelente! Para chegar à cachoeira, pasta entrar na trilha presente no início da estrada de Castelhanos.
5 - Cachoeira do Gato
A Cachoeira do Gato possui um trilha bem sinalizada com pontes e corrimões, podendo ser acessada sem dificuldades enormes. O acesso à trilha é encontrado na Praia de Castelhanos, em uma entrada conhecida como 'Canto do Gato', e costuma durar 40 minutos.
Leia também - Dica OVALE: 10 praias fantásticas para visitar em Ilhabela
No percurso, você passará por algumas casas de comunidades tradicionais, incluindo construções de pau a pique. Com uma natureza bem fechada, cheia de sombras e plantas, o local é ideal para quem gosta de aventuras arborizadas. Lá é possível encontrar diversas espécies de borboletas e aves.
Por último, mas [definitivamente] não menos importante, a imponente Cachoeira do Gato dá as caras com um gigante paredão rochoso e uma queda d'água de quase 50 metros. Apesar da beleza, as pedras são bem escorregadias. Tome cuidado!
6 - Cachoeira da Lage
A Cachoeira da Laje é definida, pelor setor turístico online do município, como um dos melhores lugares para se passar o dia em Ilhabela. A formação fica localizada dentro da Fazenda da Laje, podendo ser observada por quem realiza a trilha a pé para a Praia do Bonete.
Assim como a Cachoeira da Toca, há uma pequena taxa de acesso à propriedade. Lá existem banheiros e área para camping.
É preciso ter cuidado para não escorregar, porque as pedras da cachoeira são lisas. A cachoeira conta com um maravilhoso tobogã natural, onde é possível escorregar sentado (ou deitado) e finalizar com o banho em um enorme poço.
A trilha é de dificuldade mediana, mas tem cerca de 5 quilômetros de extensão. É recomendado que os aventureiros tenham um nível mínimo de preparo físico para encarar o trajeto.
7 - Cachoeiras da Água Branca
As Cachoeiras da Água Branca formam a parte mais marcante da Trilha da Água Branca. Sim, cachoeiras no plural, afinal, diversos pontos da trilha principal apresentam quedas d'água que formam diversas cachoeiras e piscinas naturais e expandem os horizontes da atração.
A trilha varia entre dificuldades, afinal, há quedas presentes desde o "comecinho", mas ela se estende até locais mais complicados, com inclinações e irregularidades no solo.
Além das cachoeiras, o local é recheado de points divertidos para se fazer uma pausa, um descanso, uma rodinha de amigos e até mesmo um piquenique -- em caso de optar pela última sugestão, não esqueça de levar todo o lixo produzido embora.
A trilha começa entrando pela guarita do Parque Estadual de Ilhabela, no início da estrada que leva à Baia de Castelhanos. Para entrar, estacione antes da guarita e entre, a pé, à esquerda.
8 - Cachoeiras do Couro do Boi e Friagem
Seguindo a lista com mais de uma cachoeira no tópico, temos uma dupla dinâmica! As Cachoeiras do Couro do Boi e da Friagem integram uma dualidade única nas paisagens naturais de Ilhabela.
Localizadas ao norte do arquipélago, a trilha de entrada às cachoeiras fica na Praia do Viana, esta que bifurca o caminho entre as duas cachoeiras. A trilha é muito longa, cerca de 3 horas de caminhada, e precisa de companhia de um guia experiente para ser 100% segura.
Leia também - Dica OVALE: 10 passeios imperdíveis para fazer em Ilhabela
A Cachoeira do Couro do Boi tem uma queda d'água enorme com cerca de 45 metros. Mesmo que turbulento, o local é ótimo para relaxar na plenitude da natureza, aproveitando a quietude do ambiente.
Você pode estender a trilha da cachoeira do Couro do Boi e chegar até a cachoeira da Friagem, que tem uma queda que forma uma ducha bem interessante. Há uma famosa árvore centenária no local. Que tal posar para algumas fotos?
9 - Cachoeira do Poço Fundo
Chegando na reta final de nossa lista, temos a Cachoeira do Poço Fundo, localizada próxima à fantástica Praia do Bonete. De acordo com informações, o local é um dos melhores para relaxar e contemplar os sons da natureza.
Para chegar à cachoeira, é preciso fazer uma pequena trilha de, aproximadamente, 10 minutos. A trilha é tranquila e sinalizada, ótima para todas as idades.
Chegando, você verá que é uma cachoeira com pequenas quedas d’água mas com um poço bem grande de água cristalina, onde você vai conseguir mergulhar e até fazer uma massagem natural nas pequenas corredeiras nas pedras.
Não se esqueça de levar o repelente, afinal, como a maioria das cachoeiras, o local é lotado de insetos, principalmente borrachudos e mosquitos.
10 - Cachoeira do Areado
Finalizando a lista, temos uma cachoeira que fica no final da Trilha do Bonete, que parte da Ponta da Sepituba, último ponto que se chega de carro ao Sul do município de Ilhabela. Qual o nome desse lugar tão apreciável? Cachoeira do Areado.
Considerada uma das mais belas, junto à praia que lhe ronda, a cachoeira tem muitas formações rochosas e trilhas naturais.
A queda d'água é uma das maiores e mais gostosas do arquipélago. Por não haver ponte é preciso caminhar pelo leito do rio com a água na altura das coxas, e as pedras do fundo são um pouco escorregadias, mas não há correnteza, sendo possível admirar sua exuberante natureza e a paz garantida pelo isolamento do lugar.
É uma trilha bem marcada, larga e capinada, graças aos moradores do bairro Bonete que utilizam o trajeto como opção para chegar ao centro da cidade, da mesma forma é o caso da Cachoeira da Laje, que fica na mesma região.