Qualidade de Vida

São José e Taubaté estão entre as 15 cidades de São Paulo com a melhor qualidade de vida

Por Xandu Alves |
| Tempo de leitura: 1 min
Pôr do sol. Foto do pôr do sol no Banhado, postada por Diogo no Instagram @diogopcampos
Pôr do sol. Foto do pôr do sol no Banhado, postada por Diogo no Instagram @diogopcampos

São José dos Campos e Taubaté estão entre as 15 cidades do estado de São Paulo com a melhor qualidade de vida.

É o que revela um estudo técnico do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), grupo constituído por professores da USP (Universidade de São Paulo), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Fatec.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-21

O estudo avaliou diferentes indicadores de 41 municípios do estado com mais de 200 mil habitantes. Essas cidades concentram aproximadamente 64% dos residentes no estado.

Na classificação geral, o chamado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) Verde, entram indicadores da saúde, educação, economia e meio ambiente. O estudo dá peso igual a todas as áreas analisadas e vai de 0 a 10.

São José dos Campos aparece na 9ª posição do ranking estadual, com nota média global de 7,83. Taubaté é a 13ª cidade na lista com nota de 7,40.

Jacareí é a terceira cidade da região presente no estudo técnico. O município ficou na 26ª colocação com média global de 5,67.

Jundiaí foi considerada a cidade com a melhor qualidade de vida do estado de São Paulo, com nota 8,91. A segunda foi Indaiatuba (8,68) e a terceira, Americana (8,62).

“Conhecer a situação real com dados quantitativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida) dos municípios constitui uma ferramenta de grande importância para a gestão pública no âmbito municipal, pois permite conhecer o desempenho de cada área e dos parâmetros (indicadores) que a compõem em comparação com outros municípios, bem como acompanhar a evolução do desempenho ao longo do tempo”, apontam os pesquisadores do estudo.

“Essa comparação também é relevante para os governos estadual e federal na definição e acompanhamento das políticas de desenvolvimento dos municípios.”

Comentários

Comentários