
Nesta edição da revista feminina Vivacità, a artista plástica e primeira-dama do Estado, Bia Doria, é quem assina a coluna Societá.
Uma das 18 mulheres que integram o nosso conselho de leitoras, a convidada compartilhou um pouco da sua história nas páginas 36, 37 e 38, dando destaque para os projetos que liderou em 2021, à frente do Fundo Social de São Paulo, falando ainda dos planos profissionais que tem para o próximo ano.
Para sintetizar alguns dos seus hobbies e um pouco da sua história, a página foi construída com ícones que revelam o perfil de Bia Doria: ela tem o Corinthians como time do coração e entre os destinos que já visitou guarda como inesquecível a viagem que fez para a Disney com os filhos.
Fã de pães e massas, a gravura destaca ainda o brasão da sua cidade natal, Pinhalzinho, em Santa Catarina, além da vocação da artista plástica para a sustentabilidade e todo o seu amor pela natureza.
Tendo sua arte reconhecida em diversos lugares do mundo, a coluna também faz menção aos países por onde ela já expôs o trabalho. A Itália é um exemplo disso e está na página por representar ainda a gastronomia que Bia Doria tanto aprecia. Confira!
INÍCIO.
1- Villa de Natal
Dezembro é um mês especial e encerro o ano feliz com o festival da Villa de Natal, evento privado no parque VillaLobos, em São Paulo, que traz muitos benefícios ao social. Com diversas atividades, a expectativa é receber mais de 150 mil visitantes, arrecadando 15 mil brinquedos e 10 toneladas de alimentos.
2- Vida longa
Se tiver oportunidade, visite a Villa de Natal até 6 de janeiro. Além da árvore de Natal gigante, ainda será possível curtir a pista de patinação, o parque de diversões, a feira gastronômica e a de artesanatos. Assim como em outros países, desejo que a Villa se torne uma tradição por aqui também.
3- Deafios
Desde o início da pandemia, o Fundo Social concentrou esforços na distribuição de alimentos para a população. Meu reconhecimento a nossa equipe que organizou uma operação eficiente e rápida de entrega de cestas básicas, pois foram 3,3 milhões de unidades entregues, e também aos recursos angariados pelo Comitê Solidário.
4- Arte
Em 2022, quero me dedicar ainda mais à arte e aos projetos arquitetônicos, interiores e paisagísticos. Acredito que é possível agregar valor cultural e emocional aos espaços, enobrecendo e diversificando conceitos. Eu não só crio com estética, mas com engajamento ecológico para conscientizar através da arte que é urgente abraçarmos a questão ambiental.
5- Piloto
Dezembro é o ponto de partida para a transformação da Favela Marte, em São José dos Rio Preto. Em parceria com a prefeitura e a ONG Gerando Falcões, alçou voo o projeto “Favela 3D - Cidadania para Todos”, para oferecer moradia digna e ações que promovam
o desenvolvimento urbano, digital e socioeconômico dos moradores do local.
6- Favela 3D
Em parceria com a ONG Gerando Falcões, vale salientar que o projeto “Favela 3D” é ousado, uma referência que certamente será replicada Brasil afora. Trata-se de uma iniciativa multissetorial que vai beneficiar muitas famílias. Tenho certeza que são iniciativas como essa que transformam vidas e histórias.
7- Resultados
Mais que arrecadar alimentos e agasalhos - no inverno de 2021 foram cerca de 70 mil cobertores e 15 mil sacos de dormir -, concentramos esforços em criar estratégias para o desenvolvimento de regiões com alta vulnerabilidade social. Um exemplo de
sucesso são as Praças da Cidadania, que oferecem qualificação profissional.
8- Não à violência
O estado de São Paulo segue firme no enfrentamento a violência doméstica e promoção de serviços e políticas públicas de proteção às vítimas. Como resultado, tivemos queda no total de feminicídios em 2021. Foram 114 casos entre janeiro e outubro deste ano, contra 138 no mesmo período do ano passado. Isso representa 21,05% a menos de registros.