Vivacità

Società: Bia Doria, primeira-dama de SP, escreve coluna social da Vivacità

Nesta edição da revista feminina Vivacità, a artista plástica e primeira-dama do Estado, Bia Doria, é quem assina a coluna Societá

Por Bia Doria, primeira-dama de SP | 10/12/2021 | Tempo de leitura: 4 min

Nesta edição da revista feminina Vivacità, a artista plástica e primeira-dama do Estado, Bia Doria, é quem assina a coluna Societá. 

Uma das 18 mulheres que integram o nosso conselho de leitoras, a convidada compartilhou um pouco da sua história nas páginas 36, 37 e 38, dando destaque para os projetos que liderou em 2021, à frente do Fundo Social de São Paulo, falando ainda dos planos profissionais que tem para o próximo ano. 

Para sintetizar alguns dos seus hobbies e um pouco da sua história, a página foi construída com ícones que revelam o perfil de Bia Doria: ela tem o Corinthians como time do coração e entre os destinos que já visitou guarda como inesquecível a viagem que fez para a Disney com os filhos. 

Fã de pães e massas, a gravura destaca ainda o brasão da sua cidade natal, Pinhalzinho, em Santa Catarina, além da vocação da artista plástica para a sustentabilidade e todo o seu amor pela natureza. 

Tendo sua arte reconhecida em diversos lugares do mundo, a coluna também faz menção aos países por onde ela já expôs o trabalho. A Itália é um exemplo disso e está na página por representar ainda a gastronomia que Bia Doria tanto aprecia. Confira!

INÍCIO.

É um prazer assinar essa edição da SOCIETÀ, na revista feminina do grupo OVALE, já que temos uma longa história juntos e tenho uma grande admiração.
 
Estou como presidente de honra do Fundo Social de São Paulo e também como primeira-dama. Conheço o grande desafio que é liderar um Estado tão próspero e grande como o nosso. Nasci no interior de Santa Catarina, sou mãe de três lindos filhos e casada com o atual governador de São Paulo, João Doria.
 
Sei bem o que é lutar para ter uma vida digna através do trabalho, pois saí de casa ainda muito cedo para buscar os meus sonhos.
No Fundo Social, desenvolvemos um trabalho lindo, ajudando famílias em situação de vulnerabilidade social a vislumbrarem um futuro melhor.
 
Trabalhamos para que todos possam ter acesso à qualificação profissional, e, assim, terem a chance de mudar a realidade em que vivem. Combatemos a desigualdade e a pobreza, por meio de doações para as necessidades mais básicas, mas não apenas isso, buscamos trazer oportunidades.
 
 
MOSAICO.

1- Villa de Natal
Dezembro é um mês especial e encerro o ano feliz com o festival da Villa de Natal, evento privado no parque VillaLobos, em São Paulo, que traz muitos benefícios ao social. Com diversas atividades, a expectativa é receber mais de 150 mil visitantes, arrecadando 15 mil brinquedos e 10 toneladas de alimentos.

2- Vida longa
Se tiver oportunidade, visite a Villa de Natal até 6 de janeiro. Além da árvore de Natal gigante, ainda será possível curtir a pista de patinação, o parque de diversões, a feira gastronômica e a de artesanatos. Assim como em outros países, desejo que a Villa se torne uma tradição por aqui também.

3- Deafios
Desde o início da pandemia, o Fundo Social concentrou esforços na distribuição de alimentos para a população. Meu reconhecimento a nossa equipe que organizou uma operação eficiente e rápida de entrega de cestas básicas, pois foram 3,3 milhões de unidades entregues, e também aos recursos angariados pelo Comitê Solidário.

4- Arte 
Em 2022, quero me dedicar ainda mais à arte e aos projetos arquitetônicos, interiores e paisagísticos. Acredito que é possível agregar valor cultural e emocional aos espaços, enobrecendo e diversificando conceitos. Eu não só crio com estética, mas com engajamento ecológico para conscientizar através da arte que é urgente abraçarmos a questão ambiental.

5- Piloto 
Dezembro é o ponto de partida para a transformação da Favela Marte, em São José dos Rio Preto. Em parceria com a prefeitura e a ONG Gerando Falcões, alçou voo o projeto “Favela 3D - Cidadania para Todos”, para oferecer moradia digna e ações que promovam
o desenvolvimento urbano, digital e socioeconômico dos moradores do local.

6- Favela 3D
Em parceria com a ONG Gerando Falcões, vale salientar que o projeto “Favela 3D” é ousado, uma referência que certamente será replicada Brasil afora. Trata-se de uma iniciativa multissetorial que vai beneficiar muitas famílias. Tenho certeza que são iniciativas como essa que transformam vidas e histórias.

7- Resultados
Mais que arrecadar alimentos e agasalhos - no inverno de 2021 foram cerca de 70 mil cobertores e 15 mil sacos de dormir -, concentramos esforços em criar estratégias para o desenvolvimento de regiões com alta vulnerabilidade social. Um exemplo de
sucesso são as Praças da Cidadania, que oferecem qualificação profissional.

8- Não à violência
O estado de São Paulo segue firme no enfrentamento a violência doméstica e promoção de serviços e políticas públicas de proteção às vítimas. Como resultado, tivemos queda no total de feminicídios em 2021. Foram 114 casos entre janeiro e outubro deste ano, contra 138 no mesmo período do ano passado. Isso representa 21,05% a menos de registros. 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.