Encerrando o Fórum Online de Educação, OVALE recebeu, nesta quinta-feira (27), representantes de instituições escolares da região do Vale do Paraíba para uma conversa sobre ‘Escola do Futuro’.
Erica Reis, Diretora dos Colégios Univap – Unidade Aquarius e Centro e José Maria Silva Junior, Coordenador de Inovação Pedagógica da UNITAU – Universidade de Taubaté participaram da conversa, esclarecendo questões como volta às aulas presenciais, desafios e mudança no sistema educacional, além dos próximos passos.
Reflexões e mudanças para o futuro
Durante o Fórum, a Diretora Erica Reis falou sobre como as mudanças que surgiram com os ensinos remoto e híbrido continuarão integradas ao ensino presencial:
“Eu entendo que todos estejam pensando quais vão ser as mudanças, o que que os colégios mudam, não só os Cólegios Univap, mas os colégios de maneira geral, afinal de contas nós passamos para o ensino remoto, depois para o ensino híbrido e agora estamos voltando ao ensino presencial, mas eu digo que as mudanças vão vir, nós não temos como não trazer algumas coisas para a sala de aula”.
A Diretora dos Colégios Univap também ressaltou que o mais importante para a continuidade do estudo será o contato entre alunos, professores e comunidade escolar:
“Eu acho que o mais importante neste momento, acredito que em todas as escolas do Brasil, é a gente voltar a ter o aluno na sala de aula, voltar a ter o acolhimento do aluno. Nós utilizamos muito a ferramenta, o vídeo, mas a gente perdeu o olhar do aluno. É fundamental que o professor em sala de aula, e vou puxar par o meu seguimento, principalmente a educação básica, eu acho que é primordial que o professor esteja ali na frente conduzindo a aula, no sentido de olhar para o aluno, e através desse olhar, ver o que que o aluno realmente está aprendendo ou não”.
Em complemento, José Maria Silva Junior, Coordenador de Inovação Pedagógica da Universidade de Taubaté, também reforçou que as mudanças proporcionadas pela pandemia continuarão transformando o ensino:
“O maior desafio neste momento é tentar não volta a 2019, ao jeito que eu dava aula em 2019, e esse foi o ponto positivo, talvez o único ponto positivo desse processo todo que nós vivenciamos em função da pandemia. É necessário observar que tanto o aluno quanto o professor, mas em especial o aluno, ele não vai querer mais uma aula como ele estava acostumado em 2019, ele não vai querer mais sentar numa sala de aula e ficar ouvindo uma aula expositiva com 2h, 3h, como era feita até 2019, até antes da pandemia, esse é o maior desafio agora”.
O Coordenador José Maria também explicou a importância de relacionar as mudanças no ensino à formação social do aluno, preparando-o para o mundo.
“Nós, instituições, temos que nos preparar para esse novo momento da educação, nós temos que tentar conciliar aquilo que nós fazemos em sala de aula com aquilo que a tecnologia nos oferece, com essa nova visão em relação à formação social e preocupada com a comunidade e com esse novo jeito de colocar esse profissional no mercado de trabalho”.
Reunindo educadores e especialistas de toda a região em grandes debates sobre o Futuro da Educação para as cidades da nossa região e para o país como um todo, o Fórum Online de Educação é uma realização de OVALE em complemento ao projeto Escola do Futuro, que começou em novembro de 2021 com o lançamento da revista especial +Educação e Carreiras, e tem como objetivo fomentar reflexões sobre a realidade do ensino que possuímos em nosso país, e discutir sobre o futuro que queremos ter.
Ao longo da semana, também participaram do Fórum o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares e o Secretário de Educação de São José dos Campos, Jhonis Santos. Todas as lives do Fórum continuarão disponíveis nas redes sociais de OVALE e o futuro da educação continuará sendo foco de matérias e demais projetos, do mundo impresso ao digital, tendo sempre as principais informações sendo transmitidas, fomentando ainda mais debates e reflexões em meio à comunidade escolar.