Karla Clarinda

Cresça, apareça e pratique o networking

Por Karla Clarinda, Empreendedora Social e estrategista em recolocação profissional | 09/02/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Networking
Networking

Quando pensamos em sucesso profissional, comumente associamos essa conquista unicamente ao empenho e à entrega, como se fosse necessário trabalhar 28 horas por dia, oito dias da semana, para se chegar lá. Não é bem assim, ou não deveria ser assim.

É lógico que a competência e a dedicação são fatores determinantes para que o profissional tenha ascensão na carreira, porém há outras qualidades que também fazem a diferença.

Dentro da equação que resulta no sucesso profissional, o networking possui um valor considerável. Mas, afinal, o que é networking? Como fazê-lo? Por onde começar? Vejamos.

O networking

Essa expressão estrangeira significa “criar uma rede de contatos” que propicie a troca de conhecimentos e experiências entre pessoas de segmentos diversos, gerando relacionamentos colaborativos entre profissionais.

Não devemos confundir networking com falsidade. Na verdade, acredito que se deva separar o joio do trigo. Há, sim, pessoas que, para aparecerem bem, bajulam os superiores, disseminam fofocas e não são confiáveis. No entanto, isso não é networking, e sim, atitudes de um profissional que não se garante.

Pontos importantes do networking:

- Esteja sempre presente, e não somente quando estiver precisando de algo;

- Fortaleça sua imagem ao participar dos eventos que contem com a presença de pessoas da sua rede de contatos;

- Seja claro. Exerça uma comunicação condizente com o vocabulário dos seus interlocutores para ser compreendido em todas as redes de relacionamento;

- Tenha conteúdo. Leia e esteja informado sobre os acontecimentos da atualidade;

- Não fale mal dos outros, nem seja fofoqueiro;

- Seja verdadeiro e leal;

- Troque ideias e pratique a empatia.

Para quem busca um emprego, o networking tem importância ainda maior, já que fazer contatos nesse período é fundamental e, para isso, eu indico o LinkedIn. Crie um perfil completo, com informações claras e relevantes, insira o seu currículo, e escolha uma foto condizente com sua postura profissional.

Feito isso, conecte-se com profissionais que tenham sinergia com você, curta as publicações, e produza conteúdo relevante. Peça indicações e mostre que você está disposto a ocupar uma nova vaga. Você verá que sua rede será movimentada e que sua rede de contatos aumentará em tamanho e qualidade.

Como já dizia o Chacrinha, “quem não se comunica se trumbica”. Portanto, não se trumbique, seja visto(a) e lembrado(a). Crie sua rede de contatos e siga em frente acompanhado dos bons.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.