A Prefeitura de Ilhabela confirmou que realizará a tradicional queima de fogos durante a virada do ano. Haverão quatro pontos para a liberação dos fogos de artifício, estes localizados nos bairros: da Vila, do Perequê, da Praia Grande e do Portinho. Em contrapartida, o carnaval de rua de 2022 foi cancelado.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre ligado nas notícias mais importantes da RMVale, do Brasil e do mundo - Clique aqui e esteja sempre bem informado!
Durante o réveillon, será obrigatório o uso de máscaras em pontos com maior aglomeração. Além disso, Toninho Colucci (PL), prefeito do município, comenta a necessidade de apresentação do passaporte vacinal para adentrar comércios locais.
A administração municipal afirmou que os fogos utilizados serão sem estampido, ou seja, com barulho reduzido. No momento, Ilhabela é a única cidade do Litoral Norte que optou por realizar a celebração de fim de ano.
Uso de máscaras
Ilhabela liberou o uso de máscaras em locais abertos desde o último dia 20 de novembro.
Leia mais - Ilhabela publica decreto que dispensa o uso de máscara e cria passaporte da vacinação
Baseado em seu Comitê Científico, o Governo de São Paulo iria flexibilizar o uso de máscaras em todo o estado a partir deste próximo sábado (11), porém, a decisão foi adiada por tempo indeterminado mediante o surgimento e propagação da variante Ômicron no Brasil e no mundo.
Leia mais - Governo de SP desobriga o uso máscaras em locais abertos a partir de 11 de dezembro
Leia mais - Ômicron faz governo estadual recuar e manter obrigação da máscara
Exigências
Em complemento, Colucci comenta os estudos realizados para frear a disseminação da Covid-19 ainda na balsa de travessia, localizada entre São Sebastião e Ilhabela. "Além disso, estamos estudando também a possibilidade de retornar no final do ano com a exigência do teste RT-PCR ou a apresentação da carteira de vacinação com duas doses na entrada da balsa. Tudo vai depender dos dados epidemiológicos que estamos analisando diariamente", disse.
Carnaval
A prefeitura do município informou que os desfiles das escolas de samba e blocos de rua não irão acontecer durante os dias de carnaval do próximo ano. No geral, nenhuma atividade de responsabilidade da gestão pública será realizada durante a época de festejos carnavalescos.
"O Carnaval é a maior festa da cultura brasileira, porém em 2022 não será possível realizar esta festa nos mesmos moldes do passado", diz Colucci.
De acordo com o prefeito, um dos motivos do cancelamento do carnaval de Ilhabela é a também não adesão das outras cidades do Litoral Norte, o que faria a demanda municipal aumentar. "Ilhabela não tem condições de assumir essa demanda e, assim, não acontecerá aqui também", finalizou o prefeito.
Leia também - Temendo variante Ômicron, São Sebastião cancela Réveillon e suspende Carnaval
Leia também - Prefeitura de Ubatuba cancela Carnaval no município em 2022