Segurança

Caçapava estuda implementação de Vizinhança Solidária Rural

Por Marcos Eduardo Carvalho |
| Tempo de leitura: 1 min
Viatura da polícia rural em Caçapava
Viatura da polícia rural em Caçapava

Caçapava tem, atualmente, cerca de 300 propriedades rurais declaradas, segundo dados divulgados pela prefeitura. Atualmente, a cidade estuda a criação do Programa Vizinhança Solidária Rural. A ideia é melhorar a segurança nos bairros mais afastados, que sofrem com os constantes assaltos.

Na última sexta, a prefeitura já fez uma reunião como o comando da Polícia Militar e também com representantes do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Caçapava; do Sindicato Rural e das secretarias de Defesa e Mobilidade Urbana e de Indústria, Comércio e Agricultura.

“O PVS (Programa Vizinhança Solidária) é uma iniciativa da Polícia Militar do Estado de São Paulo que tem como objetivo a mobilização social em prol do fortalecimento da Cultura de Paz. O apoio à implantação desse programa, agora na área rural, está previsto no convênio assinado entre o Município e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento Econômico do Governo do Estado SP/ Programa AgroSP + Seguro”, disse a prefeitura.

PATRULHAMENTO.

Ainda no ano passado, Caçapava recebeu sua primeira viatura para patrulhamento da área rural, e que é operado pela Guarda Civil Municipal, com rondas diárias em várias regiões.

“O próximo passo é a criação de um grupo de WhatsApp entre moradores de áreas rurais próximas, com o intuito de trocarem informações sobre presença de pessoas suspeitas, ocorrências, formando uma espécie de policiamento comunitário, onde todos se ajudam”, disse a administração.

Agora, até abril, a ideia também é colocar placas nesses bairros mais afastados, sinalizando que que é monitorada e com os telefones de emergência. Futuramente, esses bairros também vão receber câmeras de segurança.

Comentários

Comentários