Aviação

Frota mundial de aeronaves Super Tucano alcança 500 mil horas de voo, diz Embraer

Por Da redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Versátil. Avião já foi selecionado por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo
Versátil. Avião já foi selecionado por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo

A frota mundial de aeronaves A-29 Super Tucano, fabricadas pela Embraer, alcançou a marca de 500 mil horas de voo.

Com mais de 260 unidades entregues, o avião já foi selecionado por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos, além de países da América Latina, como Chile, Colômbia, Equador e República Dominicana e Brasil, primeiro operador da aeronave no mundo.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-32

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) pela Embraer, durante a edição 2022 da Fidae (Feria Internacional del Aire y del Espacio), no Chile.

“Estamos muito felizes de poder compartilhar este importante marco com a Força Aérea do Chile, nosso cliente de longa da data”, disse Bosco Costa Junior, CCO da Embraer Defesa e Segurança.

“Além das 500 mil horas de voo, o A-29 acumula também mais de 60 mil horas em combate. De fato, é a única plataforma turboélice de ataque leve, reconhecimento e treinamento avançado atualmente em produção com atuação comprovada em combate em conflitos ao redor do mundo.”

“Desde a chegada dos primeiros exemplares destes aviões à Força Aérea Chile, em 2009, os A-29 Super Tucano têm se destacado por versatilidade operacional, robustez e custos de operação. Agradeço à Embraer por ter escolhido a Fidae para celebrar este marco tão importante na história operacional do Super Tucano”, disse o comandante em chefe da Força Aérea do Chile, general Arturo Merino Núñez.

AERONAVE

Desenvolvido para atender aos requisitos da FAB (Força Aérea Brasileira), o A-29 pode realizar ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência.

Robusto e versátil, o A-29 tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas em ambientes hostis e com pouco suporte, tudo isso aliado a baixos custos operacionais e alta disponibilidade (superior a 90%).

Além das funções de combate, a aeronave é utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo o tornaram uma plataforma de treinamento eficaz.

“Como uma verdadeira aeronave multimissão, o A-29 é flexível o suficiente para fornecer às forças aéreas uma única plataforma para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado, otimizando assim suas frotas”, informou a Embraer.

O avião é equipado com uma variedade de sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras de voz e dados.

“Por tudo isso, o A-29 Super Tucano representa o melhor de sua classe, combinando desempenho superior com armas do século 21, sensores integrados e sistemas de vigilância para criar um componente altamente eficaz de poder aéreo. Outros clientes incluem Indonésia, Líbano e Filipinas. Na África, o A-29 foi escolhido por Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Angola e, mais recentemente, Nigéria”, completou a Embraer.

Comentários

Comentários