Cidades

Surgimento de cobras em área urbana viram motivo de preocupação em Pindamonhangaba

Por Marcos Eduardo Carvalho |
| Tempo de leitura: 2 min
Equipe da Defesa Civil de Pinda com cobra na caixa
Equipe da Defesa Civil de Pinda com cobra na caixa

Os moradores de alguns bairros de Pindamonhangaba estão reclamando do surgimento de cobras, mesmo na área urbana, especialmente na região sudeste. Além disso, as queimadas e incêndios nestes dias secos de outono também as afugentam para fora do habitat.

Agora, a prefeitura iniciou um programa de orientação para os moradores, caso encontrem o animal em suas casas.

“Com as ações humanas ocupando cada vez mais os locais naturais, as cobras acabam se dirigindo a centros urbanos geralmente por dois motivos, em busca de abrigo ou de alimento. Já tivemos incidências maiores desse tipo de caso no passado, porém é importante a Prefeitura fazer sempre esse alerta”, disse a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.

LOCAIS COMUNS.

Atualmente, lugares como o Bosque da Princesa e o Parque da Cidade são onde mais aparecem as cobras. Segundo a prefeitura, o ideal é sempre se afastar avisar outras pessoas para não passarem perto.

Em seguida, também é importante chamar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, já que possuem treinamento adequados para lidar com a situação e minimizar o risco de acidentes.

No ano passado, uma jararaca foi encontrada na rua Campos Sales, em pleno centro de Pindamonhangaba.

 “As cobras são animais peçonhentos que podem atacar o ser humano e pequenos animais de estimação. Na maioria das vezes elas atacam quando estão acuadas, se sentindo em perigo. Normalmente crianças e animais domésticos são os que correm maiores perigos. Nossa equipe está à disposição para atuar, podem acionar 199”, afirmou o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano.

A prefeitura também informou que vem intensificando os serviços de limpeza nos espaços públicos. Recentemente mais de 80 reeducandos do sistema prisional foram inseridos para dar celeridade nas ações de zeladoria e limpeza pública. “É importante que a população também faça a sua parte mantendo terrenos e propriedades particulares limpos e bem conservados”, diz a administração.

Comentários

Comentários