Mais uma vez, a marca de luxo Balenciaga causou no mundo da moda ao lançar seu novo tênis, o Paris Sneaker, que tem uma vibe digamos assim “destroyed”, cheio de rasgos e com aspecto de sujeira. Mas, o que leva uma marca de moda a lançar um produto como este? O que leva uma pessoa a comprar um tênis destruído por pelo menos R$10 mil?
A Balenciaga, marca de moda de luxo de origem espanhola, é reconhecida nos últimos anos pela criatividade e ousadia das suas criações, as quais muitas vezes usadas por celebridades como Kim Kardashian, ganham grande repercussão. Portanto, é preciso que você entenda que não estamos falando de uma grife convencional e “certinha”, como Channel, Gucci, Luis Vuitton entre outras.
O diretor criativo da marca, Demna Gvasalia, tem como objetivo protestar e causar desconforto com suas criações, de certa forma polemizando e tornando o nome da marca cada vez mais comentado. O intuito da nova criação, o Paris Sneaker, é o de ser um tênis que você pode usar por toda vida, afinal devido ao aspecto envelhecido da peça, não se sabe exatamente o tempo de desgaste já passado. Outra mensagem que essa peça tem a passar para o público é o conceito de Apocalipse, fim do mundo, algo que remete ao caos social vivido nos últimos tempos: pós pandemia, crise econômica, guerras etc.
Demna gosta de colocar o mundo da moda em cheque, sempre colocando uma pitada de deboche nas suas criações, afinal pagar uma bagatela de R$10 mil em um tênis aparentemente destruído é no mínimo um ato bem debochado, pois sem a marca Balenciaga estampada na peça, nem para doação ele serviria. Em uma entrevista, ele cita que: "Sinto que meu desafio e responsabilidade como designer hoje é questionar o que é beleza. Por que seguimos as regras de 50 anos atrás? Eu não cresci em Versalhes. Eu sou um refugiado. Eu precisava buscar beleza em tudo".
O fato é que a marca quer se comunicar com os jovens, um público que sempre busca o que é diferente, exclusivo e fora dos padrões. Esse ar “cool” e rebelde da Balenciaga, com o intuito de quebrar os padrões e romper com a expectativa das marcas de luxo é o que faz com o público jovem se identifique com a marca.
Não é a primeira vez que a Balenciaga ganha relevância mundial, principalmente nas redes sociais com uma nova tendência. Em 2021, a influenciadora Kim Kardashian apareceu no MET Gala vestida de preto dos pés à cabeça com uma criação pra lá de estranha que ganhou conotação mundial pelo visual de certa forma “macabro”. Depois, no início de 2022 no desfile da marca em Paris, ela apareceu toda enrolada em fita adesiva com o nome Balenciaga. Nestes 2 eventos, a marca foi a mais citada mundialmente em todas as redes sociais, o que nos leva também a inferir que este tipo de criação tão disruptiva tem por trás um grande interesse em gerar barulho e tornar o nome da marca cada vez mais conhecido (nós mesmos estamos agora aqui falando da marca e contribuindo para que ela seja cada vez mais conhecida).
O fato é que deste tênis só foram criados 100 pares, algo mega exclusivo e que tem a probabilidade de se esgotar rapidamente. O que você acha dessa tendência? Me conta aqui nos comentários que eu vou adorar saber.
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Até a próxima!