Música

Projeto Cantautoras do Vale lança workshop de empreendedorismo feminino na música

Por |
| Tempo de leitura: 3 min
Projeto Cantautoras explicita protagonismo das mulheres da música do Vale
Projeto Cantautoras explicita protagonismo das mulheres da música do Vale

O projeto Cena de Mulher - Cantautoras do Vale do Paraíba apresenta, nesta terça-feira (19) e quinta-feira (21), sempre às 20h, o workshop virtual “Mulheres empreendedoras na música”, pelo canal do Cantautoras do Vale no Youtube.

Esse workshop é o resultado da contrapartida social exigida pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por ter financiado integralmente o projeto. De acordo com Cinthia Jardim, cantautora e produtora cultural,  o workshop é uma forma de retribuição ao programa. As participantes espalharão seus conhecimentos a fim de acolher todas as mulheres que vivem ou querem viver da música a seguir nessa cena.

“O objetivo do nosso workshop é ampliar a rede de apoio das mulheres artistas do Vale do Paraíba, entregando um conteúdo de fortalecimento. Não precisa ser propriamente uma cantautora, mas aqui cada uma contribuiu com o que tinha de melhor para oferecer”, explica Cinthia, que é a responsável pelo Cantautoras do Vale.

Durante o workshop, cada participante abordará sua especialidade. O conteúdo dele será destinado a todas as mulheres (Cis, bi e trans) que querem se aperfeiçoar artisticamente. Assim, como foi bastante abordado nas Rodas de Conversa durante as lives, ele funcionará como uma rede de apoio às artistas do Vale do Paraíba.

Programação do workshop Mulheres Empreendedoras na Música

Terça-feira, 19 de abril, às 20h

Abrindo fendas e criando camadas através da voz (Lígia Kamada);
Mulheres no Blues (Bidu Sous);
Profissionalizando a música (Cinthia Jardim);
Releituras Musicais (Julie Ramos)
Home Studio & Repertório (Maysa Ohashi)
Técnica Vocal (Jana Andrade)

Quinta-feira, 21 de abril, às 20h

6 Maneiras de fortalecer as mulheres no cenário musical (Helô Ferreira);
Cenário, Arte e Música (Drê Carvalho);
Presença Cênica (Dani Peneluppi);
Acessibilidade em Projetos Culturais (Jessica de Morais)
Libras em Projetos Culturais (Marta Paiva)
Como divulgar sua música no Instagram (Denise Hellena)

Projeto Cantautoras do Vale escancarou protagonismo feminino na música

Durante o mês de março, o projeto Cantautoras do Vale realizou quatro lives que escancararam o protagonismo feminino na música do Vale do Paraíba. As seis cantautoras, Cinthia Jardim, Maysa Ohashi, Ligia Kamada, Bidu Sous, Jana Andrade e Julie Ramos, deixaram suas marcas artísticas nas letras e histórias contadas durante as Rodas de Conversa. Todos os eventos foram apresentados por Dani Peneluppi.

Além das cantautoras, não há como deixar de mencionar o trabalho de Helô Ferreira, como diretora musical do projeto. Ela teve o desafio de juntar todas as características das participantes e construir o musical Reverbera, que encerrou a série de lives.

Outro ponto importante do Cantautoras do Vale foi a acessibilidade de conteúdo. As lives e o workshop têm Libras e audiodescrição. Esse último recurso também está presente nas imagens das redes sociais. O objetivo foi dar autonomia a espectadores com deficiência auditiva ou visual. Esse trabalho foi realizado pela intérprete de Libras Marta Paiva e os audiodescritores da LD Conteúdos, Luis Daniel (roteirista) e Jessica de Morais (consultora).

O projeto Cantautoras do Vale espera ter plantado sementes para que novas artistas e demais profissionais da cultura da Região Metropolitana do Vale do Paraíba fortaleçam o próprio protagonismo na cena regional e nacional.

Comentários

Comentários