O ser humano é um todo e precisa cuidar da saúde de maneira integral também.
A saúde pode ser definida como bem-estar biopsicossocial-espiritual-ecológico, ou seja: bem-estar físico, psicológico (mental e emocional), social, espiritual (sentido para a vida) e ecológico (ambiental). Todos esses aspectos influenciam uns aos outros e quanto mais equilibrados estiverem, mais saudável estará a pessoa.
O termo "Inteligência Emocional" foi usado, primeiramente, pelos psicólogos Mayer e Salovey (1990) e refere-se à “capacidade de perceber, processar e regular a informação emocional com precisão e eficácia, tanto dentro de si mesmo quanto nos outros, e usar essa informação para orientar o pensamento, ações e influenciar as dos outros”. Daniel Goleman, mais tarde, falou muito sobre o assunto também.
Os pensamentos são fonte de vida ou de coisas que nos prejudicam profundamente. Precisamos nos dar conta de que nossa maneira de pensar gera nossa maneira de sentir, que, consequentemente, gera os nossos comportamentos. Assim sendo, precisamos PENSAR NO QUE PENSAMOS e tomar decisões a respeito do que pensamos.
Quando revisamos a nossa auto fala e, prestando atenção no que estamos falando a nós mesmos, fazemos identificação, lidamos com (e processamos) cada pensamento, teremos condições de modificar o que sentimos e modificar como nós agimos, sempre caminhando para o melhor em nossa vida. Isso é algo que temos ao nosso dispor e é inteligente.
Vamos enfatizar, então, a importância do autocuidado como ferramenta de inteligência emocional. Há vários pontos de partida para tratar da nossa mente e emoções que estão em coisas muito práticas, necessárias, mas tantas vezes deixadas de lado: dormir bem e o suficiente, comer comida de verdade de forma bem variada (evitando artificiais e processados), espreguiçar, alongar e fazer algum tipo de atividade física, além de também respirar profunda e longamente, algumas vezes por dia.
Simples, não é? Mas quem espreguiça todo dia? Quem para a fim de respirar fundo? Podemos fazer isso agora mesmo. Outra coisa importante: realizar exames médicos com regularidade para tomar ciência sobre os níveis de vitaminas, de hormônios, situação geral dos órgãos internos etc. É fundamental verificar a condição do seu organismo, por que sim, níveis hormonais, de vitaminas e de outras substâncias influem no seu humor e inclusive no seu pensamento!
Em seguida, vamos pensar intencionalmente em tudo que andamos pensando e passar na peneira: Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Escrituras Sagradas, em Filipenses 4:8). Podemos mesmo mudar nosso dia a partir do que estamos falando para nós mesmos. Pense no que você pensa!