Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos anunciou que todas as 50 escolas municipais de Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), passarão a oferecer Educação Integral a partir de março.
Estudantes terão duas horas diárias de aprendizagem a mais e as atividades do novo horário serão oferecidas de forma híbrida. Mais de 26 mil alunos serão atendidos presencialmente e mais de 38 mil alunos terão aulas online.
A Secretaria de Educação divulgou que o critério de seleção para determinar se as aulas dos alunos serão presenciais ou online é a vulnerabilidade social, assim, o ensino será oferecido de acordo com a realidade de cada estudante e o que melhor se encaixar em sua rotina.
No total, o município possui 11 CEIs, os Centros de Educação Integral, espalhados em diferentes regiões, locais nos quais alunos em situação de vulnerabilidade social terão carga horária diária de 9h30 e atividades no modelo híbrido (online e presencial).
Além dos CEIs, 40 escolas de São José que oferecem o Ensino Fundamental terão atividades de Educação Integral presenciais. As aulas serão no período da noite, duas vezes por semana, além das atividades online.
Vale ressaltar que o aumento da oferta de escolas em período integral é uma mudança que já fazia parte do plano de gestão da administração municipal, são metas a serem cumpridas durante o governo.
A Secretaria de Educação também anunciou outras novidades para o ano:
“A parceria com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) será ampliada, passando de 1.111 atendimentos para 1.800; Por meio de parceria com a FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), as escolas terão oficinas de arte e cultura com mais de 5.100 atendimentos; O programa Escola Ativa terá mais de 4 mil atendimentos e parceria com Organizações da Sociedade Civil; Parceria com o DCTA-PROFESP por meio de atividades de Esportes e Cidadania, com metodologia cívico-militar”, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria.
Por fim, projetos institucionais que já eram oferecidos no contraturno no município, como Programa Decolar, Canto Coral, AEE (Atendimento Educacional Especializad), API (Atendimento Psicopedagógico), também serão considerados como atividades de Educação Integral.
Prepara SJC e Hub de Inovações
Em 2022, cerca de 4.000 alunos serão beneficiados com o Prepara SJC, curso online e gratuito destinado a alunos dos 9ª anos das escolas municipais de São José que pretendem participar de processos seletivos para o Ensino Médio, como do Colégio da Embraer, o Juarez Wanderley.
As atividades do Prepara SJC também serão consideradas parte da Educação Integral para os alunos que conseguirem as vagas. As aulas do projeto são dinâmicas, com a disponibilidade de vídeos, exercícios e simulados para que cada aluno crie a sua rotina de estudos.
Em 2022, a Educação no município de São José deve receber mais de R$ 882,012 milhões:
“A prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, irá investir mais de R$ 882,012 milhões na educação municipal, com novas escolas, reformas, modernização e novos prédios, conclusão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em todas escolas, pintura em unidades escolares, além de ferramentas educacionais, projetos pedagógicos e institucionais”, afirmou o secretario de Educação de São José, Jhonis Santos.
O projeto para a nova sede da Secretaria, que também irá abrigar o Hub de Inovações, deve ocorrer ao longo do ano.