Música

Projeto Cantautoras mostra protagonismo delas na música do Vale; show de abertura no Dia da Mulher

Por |
| Tempo de leitura: 3 min
Projeto Cantautoras explicita protagonismo das mulheres da música do Vale
Projeto Cantautoras explicita protagonismo das mulheres da música do Vale

A RMVale é um celeiro da cultura brasileira. Mas muitas vezes, não se evidencia essa característica, sobretudo quando se trata do protagonismo feminino. Por isso, o projeto Cena de Mulher - Cantautoras do Vale exalta o empoderamento das mulheres por meio de músicas autorais de seis artistas, durante as noites de terça-feira do mês de março.

Com shows e debates gratuitos pelo canal do projeto no Youtube, o Cantautoras do Vale escancara o protagonismo das mulheres por todas as partes. Não é só nos vocais que elas estão, como na maioria das vezes acontece, mas também na autoria das letras, arranjos e na direção musical e geral e nos recursos de acessibilidade.

De acordo com a produtora cultural Cinthia Jardim, que também é uma das cantautoras, o projeto surgiu da necessidade das mulheres se posicionarem no meio musical. “A ideia é despertar na população do Vale do Paraíba a importância do coletivo feminino entre artistas da região, evidenciando, dessa forma, o lugar da mulher dentro do cenário musical atualmente”, conta.

“Todo o conceito musical é baseado na vivência das compositoras participantes do projeto. Iremos retratar o ofício da composição musical sob a ótica feminina, evidenciando as falas, sentimentos, direitos e objetivos da mulher na sociedade”, completa Jardim.

O projeto Cena de Mulher – Cantautoras do Vale começará em 8 de março, Dia Internacional da Mulher e tem como ponto de partida as composições autorais de seis artistas com presença no Vale do Paraíba. Tudo rola no canal do projeto no Youtube.

Na primeira noite de shows, no dia 8, o som fica por conta da cantautora Cinthia Jardim, que completa 20 anos de carreira neste ano, entre apresentações e composições, e Maysa Ohashi, que é natural de Caçapava e ex-integrante da Banda Palace, famosa banda de bailes da região. A live começa às 20h, com música e uma roda de conversa.

Na semana seguinte, no dia 15, é a vez das cantautoras Bidu Sous, de São Francisco Xavier, que é uma revelação do blues feminino no Brasil, e Jana Andrade, que é cantora de eventos e instrutora vocal no mercado de casamentos. Ambas se dedicam à interpretação e composição das próprias letras. Tudo começa às 20h, ao vivo.

A terceira semana do Cantautoras do Vale, dia 22, terá as participações das cantautoras Lígia Kamada e Julie Ramos. Lígia é cantora e produtora musical, além de artista multimidia. Já lançou três discos e atualmente faz parte do grupo paulistano “Baião de Spokens”. Julie é natural de Jacareí, estudou piano e violão, é formada em Rádio e TV e se apresenta em bares de São Paulo. A programação da noite se inicia às 20h, com música e roda de conversa.

Para encerrar o projeto, no dia 29, a partir das 20h, todas as cantautoras lançarão uma música composta de forma coletiva, especialmente para o projeto a partir do olhar feminino, mostrando suas batalhas e anseios na sociedade. Todas as noites terão a apresentação da atriz, poeta e escritora Daniela Peneluppi.

Cantautoras do Vale terá audiodescrição e Libras

As noites do Cantautoras do Vale contarão com os recursos de acessibilidade: audiodescrição e interpretação em Libras.

De acordo com a consultora em acessibilidade do projeto, Jessica de Morais, os recursos permitem protagonismo de um grupo de pessoas que geralmente não têm acesso à arte.   “A arte e a importância do coletivo feminino não podem ser privilégios apenas de ouvintes e videntes”, comenta Morais.   

O projeto Cena de Mulher – Cantautoras do Vale produzirá um vídeo com depoimentos com todas as participantes mulheres do projeto. Elas contarão suas experiências e especialidades, a fim de motivar mais mulheres que têm o desejo de se dedicar ao mercado da música a transformar esse sonho em realidade.

 O material será lançado em abril no canal do projeto e é uma contrapartida exigida pelo poder público para o financiamento.

Comentários

Comentários