André Aquino

Guerra e Gastronomia

Quando estudamos gastronomia internacional, os pratos típicos da Rússia sempre estão presentes

Por André Aquino, chef de cozinha | 10/03/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Estrogonofe
Estrogonofe

Qual o sentido de uma guerra? Uma pergunta que merece uma longa discussão. Mas, dentro do meu pouco entendimento sobre o assunto, acho desnecessário ver seres humanos atingindo outros seres humanos. É muito triste ver qualquer ato de violência. Contudo, mesmo com todo este triste cenário que estamos presenciando entre Rússia e Ucrânia, ainda mantenho minha chama de esperança no ser humano. 

Deixando o lado triste disso tudo, lembrei-me da época de faculdade de Gastronomia. Isso porque, quando estudamos gastronomia internacional, os pratos típicos da Rússia sempre estão presentes, como o mais conhecido de todos: o Stroganov ou para nós brasileiros, o Strogonoffe. Encontramos também o Borsht, a sopa mais popular da Rússia. Já quando falamos em Ucrânia, sua gastronomia tem como base a carne e vegetais, principalmente a beterraba.

A Ucrânia recebeu várias influências do Leste Europeu e da Rússia, mas principalmente dos antigos pratos camponeses, ricos em grãos, centeio, vegetais, batata, repolho, cogumelos e beterraba. Lá, você encontra o Vinigret, nome muito próximo ao nosso vinagrete, não é? Mas tem algumas diferenças, pois é feito de salada com beterraba cozida e desfiada, chucrute, batatas cozidas e picadas, cebolas e cenouras, às vezes picles misturados com um pouco de óleo de girassol e sal. Além deste, encontramos o Banush, que é um tipo de ensopado de fubá, coberto com fatias de porco e cogumelos, muito delicioso. 

Mas, você deve perguntar: é possível encontrar pratos típicos destes países aqui no Brasil? É sim, como por exemplo no "Barbaram", restaurante localizado no centro de Curitiba, ou no "Barskiy Dom" em São Paulo, que traz as duas gastronomias, russa e ucraniana. Um restaurante muito gostoso no Paraná, na cidade de Prudentópolis é o "Cheiro da Terra", que tem como grandes pratos o pastel cozido, linguiça artesanal e charutos de repolho, e uma deliciosa sopa de beterraba com carne suína. 

Curitiba também tem o "Grupo Poltava" (instagram @grupopoltava) que existe há mais de 40 anos, valorizando a cultura ucraniana, e todos os anos promove um festival gastronômico imperdível. 

O meu desejo é que logo possamos só falar das belezas gastronômicas desses países, e não mais de guerra. 

Um bom final de semana e bom apetite. 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.