‘Nhá Chica A Mãe dos Pobres’, da escritora Rita Elisa Sêda, uma obra biográfica que fala da vida de Francisca de Paula de Jesus, a ‘Nhá Chica’, traz muitas novidades sobre história da mineira que foi beatificada em 2013 pela Igreja Católica. Pela primeira vez, um livro da escritora foi lançado online, sem ser presencial.
Nesta obra, que teve o lançamento através das redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp), a autora percorre os intrincados aspectos sociais, políticos e religiosos do Brasil do século 19, para conduzir o leitor a uma viagem pela vida de Nhá Chica. “A obra deseja levar o devoto a conhecer detalhes da história dessa santa mulher, que deixou um importante legado de fé, de caridade e de amor aos irmãos”, diz a escritora.
Alguns documentos que se encontram no livro foram achados depois da beatificação, como o testamento de Izabel Maria da Silva mãe de Nhá Chica, encontrado pelo pesquisador Antônio Claret Maciel Santos em 2015, na Igreja Matriz de Baependi-MG, onde até hoje se encontram os restos mortais da beata. E esses documentos motivaram uma nova obra.
“Um atestado de óbito com testamento da mãe de Nhá Chica e caiu por terra muito do que nós aprendemos sobre ela. Então, achei que historiador e pesquisador devem fazer isso. Mesmo que isso desconstrua a história de uma beata, resolvi colocar agora esses documentos do livros, falando que quando a Isabel, mãe dela, faleceu, a Nhá Chica tinha mais de 30 anos e não apenas 10 anos, e isso desconstrói bastante coisa”, explica.
“E espero que as pessoas entendam o livro, que é de fácil leitura e bem barato. Bom para conhecer a verdadeira história dela”, disse Rita.
O livro também traz as orações feitas por Nhá Chica, repassadas através da oralidade devocional à Imaculada Mãe de Jesus, ao longo de muitos anos. A venda acontece pelo site da Editora Santuário, por R$ 20.