
O ex-árbitro de futebol da Fifa, Rodrigo Martins Cintra, que morou em Caçapava durante muitos anos, agora vive em Orlando, na Flórida, onde contraiu o novo coronavírus. Em vídeo postado nas redes sociais no domingo, onde aparece respirando com um aparelho no nariz, ele disse que pegou uma versão mais forte da doença e precisou ser internado.
Agora em recuperação, incentiva as pessoas que já tiveram a doença a doarem plasma (parte líquida do sangue) que, segundo muitos médicos e pesquisadores, ajuda no tratamento das pessoas que estão contaminadas.
"Eu fui acometido pelo coronavírus, de um modo bastante severo, ao ponto de ter tentado antivirais, de ser internado e também, hoje, faço parte de uma lista que aguarda doação de plasma. Plasma de quem já foi acometido pelo coronavírus, quem já testou positivo e já passou pelo ciclo ativo desse vírus", diz no vídeo.
"Portanto, existe tratamento e esse tratamento pode salvar muitas vidas. Se você conhece alguém, ou você mesmo foi testado positivo e já passou pelo ciclo do vírus, vá até os bancos de doação de plasma, pois esse tratamento está salvando muitas vidas e acelera os ciclos do vírus. Eu estou esperando inclusive doações", afirma Cintra.
Segundo ele, atualmente têm muitas pessoas no hospital Advent Health, em Orlando, onde está internado, esperando por essas doações, assim como no restante do país. "Isso pode ajudar muito. E ao sair daqui, tenham certeza de que vou fazer parte dessa lista de doadores", disse.
Atualmente, o estado da Flórida é o atual epicentro de casos do novo coronavírus nos Estados Unidos. No último domingo, por exemplo, foram registrados mais de 15 mil casos em 24 horas. Mesmo assim, parques como a Disney estão voltando ao funcionamento.