
Joel Schumacher, um dos cineastas americanos mais populares dos anos 1990, morreu nesta segunda-feira, aos 80 anos. O diretor enfrentava há um ano uma batalha contra o câncer, informam seus agentes.
Nascido em Nova York, Schumacher trabalhou alguns anos na indústria da moda antes de se dedicar definitivamente ao cinema. Sua carreira deslanchou em meados dos anos 1980, com o sucesso de filmes como "O primeiro ano do resto de nossas vidas (1985) e "Os garotos perdidos" (1987).
Após o sucesso com mais dois clássicos cult, "Um dia de fúria" e "O cliente", inspirado na obra de john Grisham, foi convocado para substituir Tim Burton na franquia Batman. Mas seus dois filmes, "Batman eternamente" e "Batman & Robin", foram muito mal recebidos por crítica e público.
Schumacher então abandonou os blockbusters e decidu voltar a filmes de menor orçamento. Recuperou o respeito da crítica com obras como "Tigerland" (2000) e "Por um fio" (2002). Amigo de David Fincher, dirigir ainda dois episódios da primeira temporada de "House of cards".