Meio Ambiente

Morador de Pinda cria 'floresta' em fazenda e chama atenção até de Di Caprio

Por Pindamonhangaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Fazenda em Pindamonhangaba
Fazenda em Pindamonhangaba

Patrick Assunção, morador de Pindamonhangaba, produz alimentos orgânicos após criar uma floresta onde antigamente havia uma ‘mini-cidade’ local, onde teve até mesmo um cinema, casas e escolas na década de 1940.

Agora, a Fazenda Coruputuba, ganhou uma reviravolta após Patrick recebe-la como herança.

Após aderir ao modelo sustentável, estudos concluíram que o solo da fazenda de Patrick tem mais vitaminas e uma floresta se formou no terreno com 209 hectares, dos quais 79 hectares ficam intocados. Em 2019, até mesmo o ator estadunidense Leonardo DiCaprio publicou uma fotografia da fazenda e da iniciativa de Patrick.

Apesar disso, Patrick quer ir da "porteira para fora" para ampliar o experimento.

 Segundo ele, é possível gerar 10 mil hectares para produção de alimentos orgânicos e reflorestar 40 mil hectares no Vale do Paraíba em uma década. A região é formada por 39 municípios e ocupa cerca de 6% do estado de São Paulo e tem milhares de agricultores.

"Se a gente reflorestar a Mata Atlântica na região Sudeste, inclusive com [produção de] madeira de forma sustentável, a gente reduz de maneira direta o interesse e o prejuízo ambiental causado pela extração de madeira da Amazônia", disse ao portal de notícias UOL.

Atualmente, Patrick planta arroz, cambuci, palmito, cereja, cúrcuma, banana e pretende vender madeira de alto padrão no futuro. Também cultivou as chamadas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como ora-pro-nóbis, palmito de pupunha e palmeira real. Só de cúrcuma, produz uma tonelada e meia por hectare ao ano; de banana, são quatro toneladas.

A ideia é que toda a região que o cerca faça uma adesão ao modelo sustentável. Patrick é um divulgador deste tipo de tática para o futuro, e já instruiu assentamentos do Movimento Sem-Terra (MST) e pequenos, médios e grandes produtores da região.

É um dos divulgadores da "Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba", que desde então cultiva frutas nativas da região. A fazenda é aberta para estudiosos e visitantes.

O estudo que apresentou o modelo agroflorestal para Patrick concluiu que a Fazenda Coruputuba está entre as cinco melhores iniciativas de agrofloresta sustentável entre 178 locais analisados no Brasil. "Nada mais justo do que manter no mínimo um legado para meu bisavô, um cara que fez tanta coisa pela região", conclui.

Comentários

Comentários