
Nascido em Taubaté, o escritor Monteiro Lobato é considerado o pai da Literatura Infantil, criando personagens como Cuca, Emília, Narizinho, Dona Benta e o Sítio do Pica Pau Amarelo.
Confira, a seguir, dez fatos marcantes sobre um dos principais nomes da literatura brasileira:
1 – Monteiro Lobato, mesmo sendo um grande escritor, nos tempos de escola era considerado um aluno ruim justamente em português e já foi reprovado na matéria. No entanto, brilhou quando fez faculdade de Direito.
2 – O Sítio do Pica Pau Amarelo, tão famoso nos livros e nos programas de televisão, realmente existe! E fica no bairro Chácara do Visconde, em Taubaté, rodeado de uma bela área verde e que pode ser visitado.
3 – Mesmo sendo um dos ícones da literatura brasileira, Monteiro Lobato também já morou fora do país, quando passou pelos vizinhos Argentina e Uruguai em 1946. Aliás, os livros dele fizeram muito sucesso por lá.
4 – Pouca gente sabe, mas na infância o escritor Monteiro Lobato tinha o apelido de ‘Juca’, que acabou não carregando para a vida adulta.
5 – Aliás, já na infância, Monteiro Lobato gostava de desenhar, escrever histórias e fazer poesias, talentos que acabou carregando para a vida adulta.
6 – Monteiro Lobato chegou a ser acusado de ‘comunista’ por membros da Igreja Católica, por conta do livro ‘História do Mundo Para as Crianças’
7 – O escritor Monteiro Lobato foi um dos entusiastas da exploração de petróleo no Brasil. Inclusive é dele a frase ‘O Petróleo é Nosso’, que seria usado pelo governo Getulio Vargas.
8 – A data do nascimento de Monteiro Lobato, em 18 de abril, também é hoje o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor.
9 – Além de escritor, Monteiro Lobato também exerceu a função de jornalista, atuando em grandes periódicos como O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.
10 – Monteiro Lobato era um escritor pré-modernista e bastante crítico ao modernismo da Semana de Arte de 1922