As inovações tecnológicas têm se tornado cada vez maiores e a proposta do novo telescópio GMT (Telescópio Gigante Magalhães) é abrir fronteiras no espaço e tempo ao conseguir visualizar o universo com os pés no chão.
Para entender qual a tecnologia do telescópio e satélite, além de como é desenvolvido o projeto do telescópio gigantesco de Magalhães, um webinário OVALE com os principais nomes do tema acontece na próxima segunda-feira, às 16h.
O encontro virtual será exibido ao vivo pelas plataformas digitais do jornal: Youtube e Facebook.
O debate contará com a participação de Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho (Coordenador do Observatório da Univap), Josué Cardoso dos Santos (PhD Pesquisador do ITA) e Laerte Sodré Junior (PI do Projeto GMT/FAPESP - IAG/USP - Coordenador). A conversa será mediada pelo jornalista Caíque Toledo, de OVALE, e contará com perguntas de Caio Goulart e Irene Ortega, estudantes de jornalismo que integram o projeto OVALELab.com Univap. Ao longo de todo o diálogo, o público terá oportunidade de tirar dúvidas sobre o projeto.
NOMES.
Irapuan Rodrigues, coordenador do Instituto de Pesquisa de Física e Astronomia da Univap, deve contar a inovação tecnológica do telescópio para a sociedade. Já Cardoso, bolsista Jovem Talento International do programa CAPES-PRINT do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), deve abordar a inovação tecnológica dos satélites. Por sua vez, Laerte Sodré, coordenador-geral do projeto GMT, apresentará quais são os aportes hoje para a inovação tecnológica do Brasil e do mundo.
Leia o conteúdo especial:
- Editorial: OVALE dá voz ao conhecimento
- Com tecnologia de ponta, novo telescópio vai ajudar a ciência na busca de respostas sobre o universo
- Estamos sós? GMT vai auxiliar a busca por vida em outros planetas
- Conexão em órbita: tecnologia dos satélites é decisiva para democratização da internet
- Redes sociais ajudam cientistas a compartilharem conhecimento com o público
- Comunicação e ciência: por que andam lado a lado?
- OVALELab.com Univap: ouça os podcasts sobre pesquisas espaciais