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Maior 'artéria' do Brasil, Dutra completa 70 anos e se prepara para novos investimentos

Por Eduardo Marcucci e Gabriela Pacheco |
| Tempo de leitura: 3 min
Dutra
Dutra

Completando seus 70 anos em 2021, a Rodovia Presidente Dutra, com seus mais de 400 km, é uma verdadeira artéria para o Brasil. Ela conecta os dois estados mais ricos do país, São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo com que 50% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro trafegue por suas vias.
A importância desta rodovia para a RMVale se fundamenta em diversos pontos, como explica a especialista em finanças e controladoria Gabriele Goulart de Andrade.
“Além da Dutra ser o principal modal rodoviário de nossa região, ela passou a dar mais acessibilidade para seu entorno, facilitando o processo de urbanização regional bem como afetando diretamente a economia, trazendo novas empresas para suas margens”, explicou o OVALE.
E essa é uma das causas que leva o Vale do Paraíba a acompanhar de perto a nova licitação para concessão da rodovia, que dará o direito de exploração para a empresa ganhadora por 30 anos, com possibilidade de expandir esse prazo por mais cinco. O leilão está marcado para 29 de outubro.

PLANEJAMENTO.
A nova concessão traz inovações, como, por exemplo, a inclusão de 44 quilômetros de marginais em trechos que cortam nossa região, além de iluminação com lâmpadas de LED e também telegestão com câmera em 100% do trajeto da rodovia, de acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). 
De acordo com Sérgio Theodoro, diretor-executivo da Agemvale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), haverá melhorias e modernizações que proporcionarão o desenvolvimento socioeconômico e o aumento da qualidade de utilização da rodovia. 
“Está previsto a duplicação de trechos da rodovia que passa de Jacareí e Taubaté, tendo uma via expressa e outra local, o que vai trazer mais segurança e comodidade para o usuário”, disse.
Outra mudança que o edital traz é a inclusão da concessão da Rio-Santos, entre o Rio de Janeiro e Ubatuba -- somados, os trechos das duas rodovias terão um total de 625,8 quilômetros. A princípio, a questão trouxe controvérsia às cidades que ficam ao redor da Dutra. “Existiam alguns pontos negativos para a região metropolitana do Vale do Paraíba que foram corrigidas nas audiências públicas realizadas para a modelagem da nova licitação”, explica Theodoro. 
“Um desses era o que previa que as tarifas arrecadadas nos pedágios, tanto na Dutra quanto na Rio-Santos, seriam divididas pela testagem que o município tem para com essas duas rodovias. Com isso, boa parte dos recursos que são destinados aos municípios que margeiam a Dutra iriam para municípios fluminenses”.
A especialista em finanças Gabriele acredita que os requisitos presentes no edital da licitação trarão melhorias não só de tráfego, como também em um valor de frete menor, o que impacta diretamente no preço do produto final. 
Além disso, as mudanças também trarão um impacto social com a geração de empregos: segundo a previsão do governo, mais de 220 mil vagas de emprego direto e indireto serão criadas..

Com alta de até 11%, pedágios da Dutra no Vale do Paraíba custarão R$ 21,42 

SEU BOLSO. O leilão da Via Dutra pode deixar pedágios no Vale do Paraíba até 11% mais caros, o que representa o maior percentual de aumento de toda a estrada.
As regras do edital para a concessão da rodovia preveem a possibilidade de aumento das atuais tarifas praticadas na estrada. 
Percorrer os 175,2 quilômetros do trecho da região podem custar R$ 21,42, o maior da concessão. Atualmente, o motorista já paga um valor alto para percorrer a estrada no Vale, de R$ 20,40.
Dentre as novidades está o conceito de pedágio flexível, que cobrará mais caro em trechos turísticos nos fins de semana e feriados do que nos dias úteis. Outra é que os usuários frequentes da estrada terão descontos nas tarifas..

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