Brasil

Com os olhos fixos em Jesus

Por Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDBBispo Diocesano de São José dos Campos |
| Tempo de leitura: 2 min
Cristianismo. Jesus foi torturado e morto
Cristianismo. Jesus foi torturado e morto

No final da Carta aos Hebreus, o escritor sagrado nos desafia: "Desse modo, cercado como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo em Jesus" (Hb 12,1-2).

Saber olhar, contemplar, espelhar-se no Senhor Jesus é a dinâmica de quem o tem como Mestre e Pastor.

Antes de falar e fazer muito é necessário cultivar a virtude da contemplação do Senhor.

A expressão de Jesus aos discípulos que o procuravam: "Vinde e Vede", vale também para cada um nós que queremos ser de verdade, e não apenas em discursos, seus discípulos missionários.

Foi com os "olhos fixos em Jesus" que os discípulos, os apóstolos, partiram para a missão.

São João em sua primeira carta aos cristãos do seu tempo nos diz: "O que existia desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com nossos olhos, o que temos contemplado e nossas mãos tem apalpado: a Palavra da Vida - porque a Vida foi manifestada -, nós a temos visto, e estamos dando testemunho e anunciando a vocês a vida eterna, que estava junto do Pai e foi manifestada a nós" (1Jo 1, 1-2).

É assim que queremos viver nossa vida de anunciadores e anunciadoras de Jesus Cristo.

Peçamos a Deus a graça de não sermos traidores deste anúncio de salvação, querendo anunciarmos a nós mesmos, nossas ideias, nossos projetos, nossos desejos, nossas avaliações.

Contemplar o rosto de Cristo leva a um conhecimento profundo e envolvente do seu mistério. Contemplar Jesus com os olhos da fé leva a penetrar no mistério de Deus-Trindade.

Jesus diz: "Quem me viu, viu o Pai" (Jo 14, 9). Assim, Maria, ela própria, se faz nossa mestra e guia. Sob a ação do Espírito Santo, ajuda-nos a adquirir esta "serena audácia" que torna capazes de transmitir aos outros a experiência de Jesus e a esperança que anima os que creem.

Sob o olhar vigilante da Mãe, a comunidade eclesial cresce como uma família reavivada pela efusão poderosa do Espírito e, pronta para acolher o desafio da nova evangelização, contempla o rosto misericordioso de Jesus nos irmãos, especialmente nos pobres e necessitados.

É urgente preparar evangelizadores competentes e disponíveis; é necessário que não enfraqueça o fervor nos apóstolos, especialmente para a missão.

Somos convidados a, contemplando o rosto de Jesus, tornarmo-nos, a exemplo de Maria e da "multidão das testemunhas", anunciadores do Reino de Deus que Jesus inaugurou..

Comentários

Comentários