No quesito energia elétrica, São José dos Campos registrou um consumo de 1,8 TWh, perante 1,3 TWh de Pindamonhangaba e 1,2 TWh em Jacareí. O dado foi divulgado nesta sexta-feira no Anuário de Energéticos por Município do Estado de São Paulo 2018, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
De acordo com as informações do relatório, os paulistas consumiram a mais no ano passado 29,5% de etanol hidratado, 1,8% eletricidade e 2,5% de gás em relação ao ano anterior.
Na RMVale, São José foi a responsável por consumir 573 mil toe (tonelada de óleo equivalente) seguida por Jacareí com 498 mil e Pindamonhangaba 392 mil.
"Em 2018, tivemos um aumento expressivo no consumo de etanol veicular e a redução de 5,3% no uso de derivados de petróleo. Essa substituição refletiu na queda da emissão de monóxido de carbono na atmosfera", explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
NÚMEROS.
Em relação ao consumo de gás natural, a pesquisa apontou que a cidade de Jacareí foi a maior consumidora com 257 milhões de m3, seguida por Pindamonhangaba (170 milhões de m3) e Guaratinguetá (61 milhões de m3).
São José se destacou ainda pelo consumo de gasolina automotiva, diz relatório.
No ano de 2018, foram 177 milhões de litros, seguida por Taubaté (85 milhões) e Jacareí (47 milhões).
O levantamento do Estado também aponta que São José foi a cidade a consumir o maior volume de etanol. No ano passado, o município registrou a utilização de 155 milhões de litros, seguida pelo município de Taubaté (73 milhões) e Jacareí (36 milhões).
"Com base nos valores apurados, no somatório do consumo de energéticos, o estado de São Paulo apresentou em 2018 um ligeiro aumento de 0,06% em relação ao ano anterior", diz trecho da pesquisa.
O documento apresenta dados de consumo por energéticos como energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, além das emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas por cada um dos municípios..