
Parar para pensar em como seria o mundo sem Beatles é quase impossível. Oasis seria a banda que os irmãos Gallagher não sonhariam em tocar. E o Black Sabbath, então, teria inventado o Heavy Metal se Ozzy não tivesse ouvido "Helter Skelter"? Também é possível que Kurt Cobain não tivesse metade da genialidade que teve. E as Boy Bands então? Nem um rastro delas existiria se não fosse pelos Beatles.
No filme "Yesterday", após sofrer um acidente, o cantor e compositor Jack Malik (Himesh Patel) acorda em uma realidade alternativa em que sua melhor amiga não entende suas referências à músicas dos Beatles. Dirigido por Danny Boyle, ganhador do Oscar por "Quem Quer Ser Milionário" e do clássico "Trainspotting", o filme não transforma essa premissa em um filme de terror (afinal, o que faríamos sem os Beatles?), mas sim em uma aventura de um homem só.
Ao se ver em um mundo em que ninguém lembra das composições de Paul, Ringo, Lennon e Harrison, Jack vê a oportunidade de finalmente se tornar famoso fazendo o que gosta. Cansado de tentar emplacar suas composições, o músico fracassado vê um caminho para o sucesso ao utilizar músicas dos Beatles.
Apesar de não ter o carisma (nem os cabelos) do quarteto de Liverpool, Jack Malik alcança o sucesso e é considerado um gênio de sua época por conta de composições que não são suas.
Vivendo a magia de tocar músicas clássicas para um mundo que nunca as ouviu, Jack ainda tem que lidar com um romance mal resolvido com sua melhor amiga e empresária Ellie, interpretada por Lily James.
Sem chances de viver o amor por conta de uma indústria fonográfica que exige sua total atenção e cantando canções sobre lugares que nunca visitou, Jack se vê em um dilema sobre a moralidade de tocar músicas que não foram escritas por ele.
Recheado de músicas do quarteto britânico, o filme também tem uma participação especial do cantor Ed Sheeran, que interpreta ele mesmo. Para beatlemaníacos ou não, "Yesterday" é uma obra otimista e emocionante, capaz de explicar como ninguém de que maneira os Beatles conseguiram fazer músicas que tocam qualquer coração -- verdadeiramente universais..