bomapetite

Festival 'Rotas do Vale' presta homenagem à culinária tropeira

Evento gastronômico no Amicci Anchieta, em São José, traz menu completo a preço fixoPratos prometem uma viagem pela história do Vale do Paraíba e resgatam ingredientes típicos da região, com toque contemporâneo do chef David Martins; o menu já começa com o tradicional bolinho caipira

25/01/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Típico. Costelinha Tropeira
Típico. Costelinha Tropeira

Durante o ciclo do ouro em Minas Gerais, o Vale do Paraíba se tornou uma importante rota de transporte de mercadorias entre as cidades mineiras e o Rio de Janeiro. E o trabalho realizado pelos tropeiros deixou marcas que vão muito além da contribuição para o desenvolvimento econômico da região.

O modo de vida e o hábito dos tropeiros trouxeram referências culturais e culinárias que até hoje são apreciadas por chefs a entusiastas da gastronomia regional. Um deles é o chef David Martins, do Amicci Anchieta que, a partir do dia 28 de fevereiro, apresenta o menu "Rotas do Vale", com iguarias da época revisitadas com um toque contemporâneo.

O festival gastronômico segue até dia 1º de março e vai oferecer um menu completo, com entrada, três opções de prato principal a escolha do cliente, mais a sobremesa por R$ 49,90 por pessoa.

O menu "Rotas do Vale" começa com o tradicional bolinho caipira. São duas unidades (de carne e linguiça), servidas com molho de pimentão. O salgado, estrela das festas juninas e já reconhecido como patrimônio cultural de Jacareí, é aposta do chef para a entrada.

Na sequência, a difícil escolha do prato principal. As opções são a Fraldinha à Bananal, preparada na panela com tomates frescos, acompanhada de mandioca e couve fritos; a Costelinha Tropeira, corte suíno feito no bafo, com cuscuz de quirera e quiabo; ou Frango à Moda, sobrecoxa ao molho caipira, com polenta cremosa e chips de inhame.

O chef David Martins explica que a escolha da fraldinha para homenagear Bananal se apoiou no fato de que, à época, o corte era bastante consumido no local. Já a carne de porco estava entre as preferidas dos tropeiros e, com a quirera fácil e rápida de preparar, se fazia sempre presente nas refeições das tropas. Por fim, não menos prático e fácil de carregar, o saboroso "franguinho caipira" foi a inspiração do terceiro prato.

A viagem pelas "Rotas do Vale" encerra em grande estilo. Que tal o aroma do café típico da fazenda, coado na mesa, acompanhado de broa de fubá com goiabada? A receita homenageia a cidade de Silveiras, capital do tropeirismo, onde acontece a Festa da Broa. Imperdível! Um menu recheado de história e, acima de tudo, afetividade..

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.