O Governo de São Paulo realiza, nesta sexta-feira (26), uma reunião preparatória com prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte, além de representantes da Baixada Santista e da capital, para alinhar ações preventivas diante da previsão de chuvas intensas no litoral paulista durante a semana do Ano Novo. O encontro faz parte da SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026, que tem como foco reduzir riscos e proteger a população no período de maior fluxo turístico.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A reunião tem o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), prefeitos e integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, com o objetivo de discutir cenários meteorológicos, possíveis situações de anormalidade e a organização de respostas emergenciais, incluindo logística humanitária e serviços essenciais.
O encontro ocorre enquanto segue em vigor um alerta laranja da Defesa Civil do Estado para calor extremo em todo o litoral paulista. Segundo o órgão, as temperaturas podem ficar até 5°C acima da média, oferecendo riscos à saúde. O aviso permanece válido até as 18h desta sexta-feira.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel, a atuação integrada é fundamental neste período. “Estamos alinhando Estado, municípios e diversos órgãos para garantir monitoramento permanente, pronta resposta e informação qualificada à população, especialmente no período do Ano Novo”, afirmou, em nota.
Integração entre órgãos
Além dos prefeitos e do governador, participam da reunião representantes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), das concessionárias Ecovias e Tamoios, além de empresas de energia elétrica como ENEL, EDP, Neoenergia, CPFL e Energisa.
Também estão envolvidos órgãos como a Sabesp, Arsesp, Artesp, SP Águas, o Fundo Social de São Paulo (Fusp) e secretarias estaduais que atuam diretamente na Operação Chuvas.
A plataforma reúne informações antes dispersas em diferentes sistemas e utiliza algoritmos e inteligência artificial para apoiar o trabalho dos meteorologistas e das equipes de Defesa Civil.
Reforço no verão
Durante a temporada de verão, a Defesa Civil reforçou a atuação em todo o litoral paulista, com investimento de R$ 1,3 milhão e a mobilização de 5.400 mil agentes em prontidão, dentro da Operação Verão Integrada.
Equipes de 16 cidades passaram por capacitação específica e receberam kits de verão, com cerca de mil itens, incluindo coletes, botas e pluviômetros. Também foram realizados simulados em áreas de risco, com orientações à população sobre como agir em casos de temporais, deslizamentos e alagamentos.
Orientações à população
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em situações de temporal, a recomendação é:
-
Não se abrigar sob árvores;
Evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
Não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Evitar áreas de risco durante a chuva;
Procurar abrigo seguro em caso de tempestades.
Contatos de emergência
-
Defesa Civil: 199
-
Polícia Militar: 190
Corpo de Bombeiros: 193
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os alertas oficiais e siga as recomendações de segurança durante o período de instabilidade climática.