VALE DO PARAÍBA

Tempo firme e calor devem marcar a véspera e o dia de Natal; VEJA

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Claudio Vieira/PMSJ
Casal no deck da Avenida Anchieta, em São José dos Campos
Casal no deck da Avenida Anchieta, em São José dos Campos

Previsão do tempo no Natal no Vale do Paraíba e Litoral Norte aponta um cenário de tempo mais estável e com temperaturas em rápida elevação nos próximos dias, com sol aparecendo entre nuvens e chance baixa de chuva generalizada — inclusive na véspera e no dia de Natal.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Na prática, a previsão indica calor típico de dezembro, com máximas subindo para a casa de 30°C a 32°C (e podendo passar disso em pontos do interior do Vale), além de pancadas isoladas mais comuns no fim da tarde, principalmente perto da Serra e em áreas de relevo.

O sábado deve ter sol entre nuvens e temperaturas em elevação ao longo do dia. As mínimas ficam perto de 17°C e as máximas podem chegar a 27°C, com umidade relativa do ar ao redor de 50% nas horas mais quentes.

No fim da tarde, a nebulosidade tende a aumentar e podem ocorrer pancadas isoladas e de curta duração — cenário mais provável em áreas próximas à Serra e, pontualmente, no Vale Histórico.

Mesmo com tendência de melhora, o ar começa a ficar mais instável à tarde, o que favorece a formação de nuvens carregadas em pontos isolados. O resultado costuma ser aquela chuva rápida de verão: cai forte em um bairro e não alcança outro, sem derrubar a temperatura de forma significativa.

A tendência é de o tempo ficar mais ensolarado a partir do fim de semana, com as temperaturas subindo rapidamente. No Vale, as máximas podem atingir 28°C a 30°C. No Litoral Norte, a máxima pode ficar um pouco menor, mas com menos nuvens a radiação solar “entra mais” e o calor aumenta ao longo da tarde.

Esse aquecimento diurno pode provocar pancadas isoladas a partir da tarde, especialmente em áreas de serra e transição de relevo. Já no domingo, o cenário indicado é ainda mais firme, com pouca chance de chuva e máximas entre 30°C e 32°C.

A previsão aponta que o padrão de tempo firme deve durar pelo menos até quarta-feira. Na véspera, a expectativa é de noite sem chuva e calor forte durante o dia — com temperaturas no interior do Vale podendo ultrapassar 32°C ou 33°C.

No dia de Natal, o cenário segue semelhante: tempo estável, sensação de calor e, se houver chuva, tende a ser pontual e mais provável no período da tarde (não na noite).

Para a quinta-feira, a tendência indicada é de retorno de pancadas isoladas durante a tarde, ainda dentro do padrão típico de verão: chuva mal distribuída, rápida e com aberturas de sol.

Comentários

Comentários