O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) inauga nesta quinta-feira (11) o supercomputador Jaci, na unidade de Cachoeira Paulista e empossa Antonio Miguel Vieira Monteiro como novo diretor.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Capacidade
O supercomputador possui capacidade de processamento cinco a seis vezes superior ao sistema anterior, o Tupã, e permitirá previsões meteorológicas mais rápidas e detalhadas, além de maior precisão na modelagem climática.
A operação da nova máquina reduz o tempo necessário para processar previsões de 10 dias para menos de duas horas. A resolução espacial das simulações será ampliada de 20 km para 10 km globalmente e pode atingir 3 km na América do Sul.
Projetos
Este é o primeiro marco do Projeto RISC (Renovação da Infraestrutura de Supercomputação do INPE), que prevê a modernização do Centro de Dados Científicos até 2028.
A máquina suportará a operação efetiva do Monan (Modelo Brasileiro para Previsões de Oceano, Terra e Atmosfera), um novo modelo desenvolvido para representar as condições ambientais da América do Sul.