A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta quarta-feira (10) a última reunião do ano do programa São José Unida. O encontro contou com a presença de representantes de todas as forças de segurança e mediação do prefeito Anderson Farias (PSD). O objetivo foi apresentar balanços sobre a criminalidade em 2025 e definir diretrizes do trabalho integrado para 2026.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O programa São José Unida é um modelo de gestão de segurança pública que integra tecnologia, inteligência e atuação conjunta entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais.
Os principais índices criminais de São José dos Campos apresentaram queda quando comparados ao ano de 2016, anterior à implantação do programa, e também em comparação aos indicadores de 2024.
A redução é atribuída aos investimentos feitos em tecnologia, à união das forças de segurança, à implementação de novos programas de atuação específica e de ações estratégicas.
São José dos Campos se tornou a cidade com o menor índice de homicídio do país entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. No período de 2001 a 2024, a redução de homicídios alcançou 90,72%, caindo de 248 para 23.
Na comparação dos índices de 2024 com 2016, os números demonstram redução nos principais crimes: roubos de veículos caíram 83,2% (de 853 para 143), roubos em geral caíram 77,3% (de 4.254 para 965), furtos de veículos reduziram 69,4% (de 2.366 para 724) e vítimas de homicídios tiveram queda de 70% (de 77 para 23).
Dados de 2025.
Segundo dados preliminares da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo, na comparação dos 10 primeiros meses de 2025 com o mesmo período de 2016, os números demonstram uma consolidação dos resultados: roubos de veículos (-90%), roubos (-86%), furtos de veículos (-70,5%), furtos (-16%) e vítimas de homicídios (-58%).
O CSI (Centro de Segurança e Inteligência) é o coração tecnológico do programa. O sistema opera em monitoramento 24 horas por dia com 1.186 câmeras em vários pontos da cidade. O número deve ser ampliado em breve para 1.691.
O programa São José Unida conta com a participação de forças como a GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, além de órgãos municipais como o Departamento de Posturas Municipais e agentes de trânsito.
A GCM, por exemplo, conta com a Romu (Ronda Ostensiva Municipal), tropa de elite com armamento e treinamento tático avançado. Outros programas incluem a Ronda Escolar para segurança no entorno das escolas e a Patrulha Rural, com viaturas 4x4 e GPS, além do GBike (Grupamento de Bicicleta), que promove a sustentabilidade e proximidade com a população.
A reunião foi realizada no Salão Nobre do 7º andar do Paço Municipal. Além da apresentação dos resultados, os representantes receberam uma placa em reconhecimento à contribuição para a conquista do 2º Prêmio Amvale (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte) de gestão responsável na categoria paz, justiça e instituições responsáveis.