Atos de vandalismo paralisaram a ETA (Estação de Tratamento de Água) da Sabesp em Pindamonhangaba na madrugada desta quarta-feira (3), deixando o município em alerta para possíveis intermitências no fornecimento de água. Houve tentativa de furto na área de captação de água bruta.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
De acordo com a companhia, a ação criminosa causou danos a equipamentos essenciais para o funcionamento da unidade e, por isso, o sistema de tratamento está temporariamente paralisado.
Enquanto as equipes trabalham em manutenção emergencial, moradores de diferentes regiões da cidade podem perceber falta de água ou baixa pressão nas torneiras.
O episódio ocorreu na área de captação de água bruta, na madrugada. Criminosos invadiram as instalações, praticaram vandalismo e tentativa de furto, danificando estruturas e equipamentos necessários para captar e enviar água à estação de tratamento.
Por segurança operacional, a unidade precisou ser paralisada enquanto técnicos da Sabesp avaliam a extensão dos danos e executam reparos emergenciais considerados de prioridade máxima.
A companhia não detalhou, até o momento, quais componentes foram atingidos, mas informou que o objetivo é restabelecer o sistema o mais rápido possível.
Reserva.
Com o sistema de tratamento parado, a reserva existente nos reservatórios é que passa a sustentar o abastecimento. À medida que os níveis caem, aumenta o risco de intermitência, especialmente em áreas mais altas da cidade e em imóveis sem caixa-d’água adequada.
No comunicado, a empresa destaca que também é vítima desse tipo de crime. A ação criminosa compromete a prestação de um serviço essencial, prejudica diretamente a população e ainda pode gerar impactos ambientais, já que interfere no sistema de produção e distribuição de água tratada.
A ocorrência foi comunicada às autoridades competentes, que devem apurar autoria e circunstâncias do crime. A Sabesp pede apoio da população na denúncia de qualquer movimentação suspeita próxima a instalações de captação, reservatórios, adutoras ou estações de tratamento.
A orientação é que o morador nunca confronte suspeitos diretamente. Ao perceber qualquer movimentação estranha em áreas da Sabesp ou sinais de furto de cabos, bombas ou outros equipamentos, a população deve acionar os canais de denúncia: Polícia Militar – 190: para registrar a ocorrência em tempo real; Atendimento Sabesp – 0800 055 0195 (ligação gratuita); WhatsApp Sabesp – (11) 3388-8000 (somente mensagens de texto); ou Agência Virtual da Sabesp: disponível no site da companhia para registros de falta de água e outras ocorrências.
Denúncias ajudam a coibir novas ações e a reduzir o tempo de resposta em casos como este, em que vandalismo paralisa Estação de Tratamento de Água da Sabesp em Pindamonhangaba e afeta toda a cidade.