CONSULTA ABERTA

Lote de restituição do IR 2025 tem R$ 8,6 milhões para o Vale

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Crédito bancário das 3.156 restituições será realizado ao longo do dia 28 de novembro
Crédito bancário das 3.156 restituições será realizado ao longo do dia 28 de novembro

A Receita federal abriu nesta sexta-feira (21), desde as 10h, a consulta ao lote residual de restituição do IRPF referente ao mês de novembro. O lote inclui restituições de declarações de 2025 entregues fora do prazo ou que tiveram pendências posteriormente regularizadas, além de créditos residuais de anos anteriores.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O crédito bancário das 3.156 restituições será realizado ao longo do dia 28 de novembro, no valor total de R$ 8,66 milhões referente ao Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

São créditos que retornarão diretamente ao orçamento das famílias brasileiras – recurso que contribui para o alívio financeiro dos contribuintes, reforça a segurança econômica de grupos prioritários e movimenta a economia local.

Esses pagamentos representam mais que o cumprimento de uma obrigação fiscal: para muitos beneficiários, especialmente os prioritários, a restituição funciona como reforço de renda essencial, capaz de apoiar despesas médicas, alimentação, educação e cuidados familiares.

Como consultar.

Para consultar se a restituição está disponível, basta acessar www.gov.br/receitafederal, selecionar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. A página oferece instruções detalhadas, além do extrato de processamento no e-CAC, que permite ao cidadão verificar eventuais pendências e, se necessário, corrigir sua declaração.

A Receita também disponibiliza aplicativo para dispositivos móveis, que permite consultar liberações de restituições e a situação cadastral no CPF, ampliando transparência e facilitando o acesso aos serviços públicos. Para garantir segurança, a restituição é paga exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte.

Em caso de erro nos dados bancários ou problema na conta de destino, a Receita Federal oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo Banco do Brasil no prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Comentários

Comentários