A Polícia Militar Ambiental flagrou, nesta segunda-feira (27), um caso de maus-tratos a animais durante uma operação de patrulhamento na Rodovia dos Tamoios, na altura do bairro Varadouro, em Paraibuna.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Durante a fiscalização, os policiais abordaram um caminhão que transportava 61 cabeças de gado em condições precárias. Os animais estavam debilitados e confinados em um espaço reduzido e insalubre, incompatível com o porte dos bois. Segundo o boletim, um dos animais já estava morto dentro do veículo e outro veio a óbito posteriormente, ao chegar na fazenda para onde foram levados.
O motorista informou que o carregamento seguia para a cidade de São João da Boa Vista, onde os bois seriam pesados e descarregados. O proprietário do gado e o auxiliar do motorista foram identificados e autuados por maus-tratos, com multa ambiental de R$ 567 mil, conforme o artigo 29 da Resolução SIMA nº 05/2021. Ambos também responderão criminalmente pelo delito.
Sem local adequado para abrigar os animais, as equipes acionaram o Centro de Zoonoses de São José dos Campos e a concessionária da Tamoios, mas ambos informaram não dispor de estrutura para acolhimento. Diante disso, os bois foram encaminhados à Fazenda Saúde, em Paraibuna, que ficou como fiel depositária do rebanho.
O caminhão foi apreendido administrativamente, e o motorista ficou como fiel depositário do veículo, conforme termo assinado no local.