Em construção no mítico “terreno das vaquinhas e dos girassóis” na região oeste de São José dos Campos, o Parque Una SJC ganhou o prêmio Global Architecture & Design Awards 2025 na categoria Urban Design.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Trata-se de um dos mais prestigiados prêmios em arquitetura e design do mundo, já conquistado por arquitetos de renome mundial, como o inglês Norman Foster e a iraquiana-britânica Zaha Hadid (1950-2016).
“O Parque Una propõe uma conexão harmoniosa entre o tecido urbano e a paisagem natural. É um bairro planejado que aplica os princípios do urbanismo contemporâneo, com foco nas pessoas, na diversidade de uso misto e na sustentabilidade”, diz texto da premiação.
“As obras do Parque Una São José dos Campos estão em fase inicial, marcando o início de uma abordagem inovadora e centrada no ser humano para o desenvolvimento urbano”, destaca.
O empreendimento no Jardim Aquarius, na região oeste de São José, é um dos maiores em desenvolvimento no estado de São Paulo. Com previsão de abrigar até 40 mil pessoas entre moradores e trabalhadores, o Parque Una São José dos Campos terá 60 torres residenciais e comerciais, além de uma ampla infraestrutura urbana planejada.
O projeto, que prevê R$ 11 bilhões em valor geral de vendas (VGV), ocupará uma área de 560 mil m² no coração da zona urbana joseense. Segundo os desenvolvedores, o novo bairro será executado por etapas e terá conclusão estimada em oito anos.
Estrutura.
O Parque Una terá 110 mil m² de áreas verdes, incluindo bosques, jardins de chuva, pista multiuso, calçadas largas e fiação subterrânea. Entre os destaques, estão um playground assinado pelo paisagista holandês Elger Blitz, um mirante com vista para a Serra da Mantiqueira, praças esportivas, área pet e academia ao ar livre.
O empreendimento será dividido em duas áreas principais:
Parque Central: com edifícios de uso misto, cafés, comércio e serviços. Já abriga a Casa Una, prédio de 20 mil m² que terá lojas, escritórios e um rooftop gastronômico.
Parque da Nascente: área voltada para residências.
O bairro será aberto, sem muros ou cancelas, integrado à cidade, mas contará com um sistema de segurança inteligente, baseado no conceito CPTED (Prevenção de Crimes pelo Design Ambiental), que utiliza urbanismo e tecnologia para inibir a criminalidade.
Com esse modelo, o Parque Una promete mudar o perfil urbanístico de São José dos Campos, transformando a antiga área rural em um bairro moderno, sustentável e conectado.