O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), disse que 1.800 pessoas foram presas nos últimos quatro anos por reconhecimento e alerta do sistema de câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O sistema é a ‘espinha dorsal’ do programa de segurança pública do município e da integração às forças públicas estaduais e federais.
“Foram mais de 1.800 pessoas presas nesses últimos quatro anos só com reconhecimento e alerta do sistema. Fora aqueles que são presos pela própria identificação da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal. Hoje nós temos 32 câmeras com reconhecimento facial na cidade e vamos para 280 câmeras com reconhecimento facial”, afirmou Anderson durante participação em OVALE Cast, o podcast de OVALE.
“Todas as portas de escolas de São José dos Campos, municipais e Fundhas, terão uma câmera com reconhecimento facial. Então, a gente vai aumentar ainda mais a segurança das nossas crianças e principalmente do entorno das nossas escolas”, afirmou.
Anderson disse que as viaturas da Guarda Municipal passaram a ter câmeras com imagens externas, com leitor de placas, e também com reconhecimento facial.
“Onde as viaturas estiverem passando, eles vão fazer toda uma leitura de informação e mandando para o CSI. A gente vai aumentar ainda mais a nossa capacidade de imagens de inteligência embutida no sistema. Hoje as câmeras, toda a parte de inteligência, ela está dentro do software, está por trás, não está na câmera”, disse.
Segundo o prefeito, a meta é “consiga aumentar ainda mais essa inteligência, integração de sistemas com respostas mais rápidas”.
“Até o ano passado, nós éramos a única cidade do estado de São Paulo que tinha convênio com todas as forças de segurança, para recebimento de informação e processamento de informação. Então, a gente vai continuar investindo em tecnologia, o município fazendo a parte dele. Segurança é um problema de estado, mas acho que é uma obrigação de todos nós”, completou Anderson.
OVALE Cast contou com a participação do editor-chefe de OVALE, Guilhermo Codazzi, e do repórter especial Xandu Alves. O episódio está disponível nos canais de OVALE no Youtube Spotify, além das redes sociais e no site do jornal.