Mais de 520 focos de incêndio foram registrados entre janeiro e agosto na Via Dutra (BR-116), de acordo com a concessionária RioSP. Apenas em agosto, foram 160 ocorrências de incêndios de diferentes proporções ao longo da rodovia. No estado de São Paulo, as cidades com o maior número de ocorrências foram Santa Isabel, Jacareí e Taubaté. Já no Rio de Janeiro, os trechos mais afetados foram em Barra Mansa, Itatiaia e Resende.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Os incêndios representam um risco grave para os motoristas, causando a interdição da via, congestionamentos e afetando o tráfego de cargas. Além disso, a fumaça prejudica a visibilidade, podendo levar a acidentes graves.
Por segurança, motoristas que se deparam com fumaça na via devem evitar atravessá-la e procurar um local seguro para se abrigar. Se necessário, manter o farol baixo, reduzir a velocidade e manter os vidros e a ventilação do carro fechados.
É importante ressaltar que uma simples bituca de cigarro pode causar um incêndio de grandes proporções e ações propositais como queima de lixo e limpeza de áreas, podem sair do controle. Provocar queimadas é crime ambiental.