Cota
A Câmara de Taubaté aprovou nessa terça-feira (23), por unanimidade, o projeto que visa reservar 5% das vagas nos concursos públicos realizados pelo município para as pessoas idosas (com 60 anos ou mais).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Tramitação
Apresentado pelo vereador Bobi (PRD), o projeto ainda passará por segunda votação, na próxima semana, antes de seguir para análise do prefeito Sérgio Victor (Novo), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.
Justificativa 1
No projeto, Bobi argumenta que "a implementação de cotas para idosos tem como principal objetivo garantir a inclusão e a equidade no acesso a direitos fundamentais, especialmente diante de um histórico de exclusão, negligência e até marginalização dessa parcela da população".
Justificativa 2
"A adoção de cotas específicas para pessoas idosas, seja no transporte público, em concursos públicos, em programas habitacionais ou em instituições de ensino, visa corrigir desigualdades históricas e promover a participação ativa dos idosos na sociedade, valorizando sua experiência de vida e garantindo-lhes condições mais justas de concorrência", completou o vereador.